CRONOLOGIA DA AMABA
Face aos problemas enfrentados pela população do bairro América, e a necessidade de organização popular como alternativa para exigir das autoridades a solução dos mesmos, surgiu em 1983 a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro América. (AMABA)
Durante os anos de 1983 e 1984 a AMABA trabalhou em duas frentes reivindicatórias: Contra a poluição da fabrica de cimento e pela urbanização do terreno ocupado por sem teto nas proximidades do Terminal Rodoviário. Lutas que foram vitoriosas. Do ponto de vista jurídico, a AMABA conseguiu nesse mesmo período o registro do seu estatuto e o CNPJ, na época chamado de CGC, etc...
A partir de 1985 além das lutas a associação, já registrada, começa a promover atividades sociais e recreativas, destacando-se os festejos juninos do Alto do Miolo, que se tornaram uma tradição em Aracaju.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- Leia mais
- 695 acessos
Diário de Bordo do Livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte 10 de Marco de 2019
LIGANDO OS PONTOS. UM MOMENTO FORTE DO PROJETO RECULTURARTE EM 1990 COM O CARNAVAL 2019.
Bastante curioso como os dois tempos em que estou imerso nesse momento, dialogam de forma intensa. O ano de 1990, quando escrevo sobre a organização do primeiro encontro de menores do bairro américa e a passeata de protesto “culturalizada”, realizada como culminância do referido encontro que aconteceu neste ano, e o tempo propriamente em que estou inserido agora, o ano de 2019 com seu carnaval, considerado um dos mais politizados.
Da parte dos setores mais tradicionais e conservadores de direita, leio critica quanto aos aspectos imorais e violentos do carnaval, resumindo o carnaval a isso, tão somente.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- Leia mais
- 741 acessos