Este projeto tem como objetivo propor um novo processo de gestão de residuo solido urbano, a partir de melhorias nas fases de geração, coleta, separação e reciclagem de forma que permita transformar o que consideramos “lixo” em matéria prima reciclada para retornar ao processo produtivo. O foco principal é os catadores que hoje trabalham nesse processo: espera-se que a partir de uma reengenharia nesta área estes sintam-se valorizados e inseridos nos processos sociais como um agente atuante e de destaque neste novo processo.
A evolução tecnológica como computação ubíqua, que permite que todas as “coisas” conversem entre si, hoje já é viável, base da proposta deste projeto.
Visto tratar-se de um projeto complexo, o mesmo sera dividido em duas fases, nesta primeira parte, denominada de Proj1 apresentaremos os requisitos do projeto e a base teórica que o valida; no Proj2 estaremos apresentando o protótipo e os resultados obtidos.
Palavras-chave: Identificação por radio freqüência; Rastreabilidade; Certificação e Identificação; Gerenciamento de resido Solido Urbano.