Pular navegação

Archive: Janeiro 2016

Ajuda

Avaliação

--> São 11 semanas de aulas
--> Todos os alunos começam devendo -110,00 ck$
--> Para passar com 5 tem que pagar esses cookies de volta com o trabalho (terminar com saldo 0,00 ck$)

Cookies obrigatórios:

--> 12,00 ck$ por semana de trabalho (4 horas de trabalho/semana)
--> 11,00 ck$ pela entrega do MPV

--> Todos os alunos que tiverem presença de 75% das aulas e entregarem o MPV vão passar na disciplina (11*12*0.75 + 11 = 110, quantidade de cookies necessárias para pagar a disciplina)

Cookies extra:

--> Cada hora de trabalho extra continua valendo 3,00 ck$
--> Quem passar com 35,00 ck$ passa com 10 na média (logo cada 7,00 ck$ extras valem um ponto a mais na média)

Algorítimo de avaliação:

saldo = -110+3*horasTrabalhadas + mpv /*11 cookies pela entrega do MPV */

if(saldo >= 0) {

Gerenciador de oportunidades acadêmicas

Grupo: Heitor Guimarães, Lucas Passeri, Luis Marquezzini e Marcelo Maestrelli.

Proposta inicial: 

A plataforma proposta visa melhorar a forma como as oportunidades acadêmicas são divulgadas e gerenciadas dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por oportunidade acadêmica entendemos atividades da forma de: Iniciação Científica (IC), Monitorias, Projetos de Extensão e outras atividades que visam complementar a formação acadêmica do seu corpo discente.

Cronograma: 

Bot de Telegram para gerenciamento de caronas

Grupo: Rodrigo Jesus, Camilo Oliveira, Gabriel Soldani

Proposta inicial:

O projeto tem como objetivo a criação de um script que se comunique com os servidores do serviço de mensagens instantâneas Telegram e permita a automatização da tarefa de gerenciar caronas.

O projeto até agora:

O funcionamento base do script está garantido, com o bot tendo diversas funções plenamente implementadas, sendo elas:

Por parte do caroneiro:

  • Reservar carona (tanto para o dia atual quanto para algum dia específico, com até uma semana de antecedência)
  • Reservar carona para um amigo ou acompanhante
  • Cancelar carona
  • Obter informações sobre os horários do motorista
  • Obter informações sobre quem tem carona reservada em um determinado dia
  • Obter informações sobre quais caronas estão reservadas

Por parte do motorista:

Site Sangue da UFRJ

O objetivo é o desenvolvimento de um novo site para o Sangue da UFRJ, grupo que organiza mutirões de doação de sangue esporadicamente. Site atual: http://sangue.poli.ufrj.br/

Estamos usando a plataforma do Trello para a organização de tarefas e cronogramas: https://trello.com/b/F5RXuErR/compsoc-sangue-da-ufrj; e a plataforma do GitHub para a organização de código e versionamento.

Grupo: Igor Rocha, Lucas Rolim, Thiago Maia

Reforma Base Minerva

Grupo:

Ana Paula, Anderson e Celso

Proposta Inicial:

O site da biblioteca da UFRJ, a Base Minerva, carece de atualização, boas práticas de desenvolvimento web e usabilidade. Nosso grupo propõe uma reestruturação do site para que fique responsivo, mais fácil de usar e com um layout mais arrojado e com aspecto mais novo.

Lista de Tarefas Concluídas:

  • Encontrar os defeitos do atual site da Base Minerva. (10/12/2015)
  • Brainstorm sobre o que melhorar no site. (18/12/2015)
  • Primeiro rascunho de um possível modelo. (18/12/2015)
  • Inicio da codificação do primeiro rascunho em html e css. (07/01/2016)

Lista das próximas Tarefas

  • Continuação do desenvolvimento do website
  • Análise do que foi feito e decisão de próximos passos.

Nota:

Bornal de Jogos (Dando Nomes)

Grupo:

Eduardo Fernando Araujo, Matheus Lemos, Renan Basílio, Thamires Andrade.

Proposta inicial:

Desenvolver um jogo infantil que auxilie no processo de aprendizagem, paralelamente ao ensino tradicional da escola, em colaboração com o projeto de Araçuaí.

Etapas concluídas: 

01/12/2015 - 02/01/2016: 

  • Videoaulas sobre Unity + C#;
  • Estudo sobre o funcionamento do Bitbucket + sistema de controle de versão;

03/01/2016 - 06/01/2016:

  • Avaliação do protótipo recebido e análise sobre mudanças e acréscimos necessários;
  • Alteração da proposta do jogo para um modelo composto por fases e dividido por temas;
  • Início do desenvolvimento criativo dos avatares a serem utilizados e seus equipamentos;
  • Divisão das tarefas iniciais;

07/01/2016 - 10/01/2016:

Aplicativo para auxilio de deficientes visuais

A ideia de MPV para o projeto de curso é desenvolver um aplicativo para smartphone que possa auxiliar pessoas com deficiência visual fornecendo para eles algum tipo de informação sobre o que há a sua frente

Cronograma :

01/12/2015 - 08/01/2016 :

  • Instalação do ambiente de desenvolvimento  
  • Estudo da biblioteca a ser utilizada (opencv)  
  • Iniciar o desenvolvimento da aplicação 
  • Implementação da detecção de pessoas à frente 
  • Implementação do feedback ✓

Sobre a aplicação : Utiliza a câmera do aparelho para detecção de pessoas ( detecção feita pela face)

FeedBack implementado : Seguindo sugestões utilizamos vibrações para fornecer a informação

O aparelho vibra a cada 5 segundos para que o usuário possa saber que a aplicação esta ativa, e caso haja detectado alguma pessoa , realiza alem da vibração inicial N vibrações. onde N é o numero de pessoas detectadas.

Para não realizar muitas vibrações limitamos N à 4 

Próximos passos :

Tentar fornecer a distancia de pelo menos uma pessoa para o usuário  

App Transporte UFRJ (Mobilidade Universitária)

Grupo: Lucas de Paula, Juliano Marinho, Rafael Damasceno

Proposta inicial:

O projeto aborda a criação de um Aplicativo Mobile com informações sobre os transportes coletivos integrados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Mínimo Produto Viável (MPV) tem como objetivo dispor as informações sobre os transportes integrados no Aplicativo de forma conveniente, permitindo a visualização em mapa com a localização do usuário e outras formas de consulta. Além disso, para a execução do projeto, seria necessário uma tarefa de campo para obter todas as informações relacionadas aos transportes integrados, por exemplo, onde embarcar, o itinerário completo e uma aproximação dos horários.

Cronograma:

Interface Gráfica em LIBRAS para LibreOffice

Proposta Inicial:

O projeto tem como objetivo adaptar a interface gráfica do LibreOffice para LIBRAS, substituindo os ícones da barra de ferramentas por gifs na linguagem de sinais. Dependendo da dificuldade do problema e do andamento do projeto, pretendemos revolucionar a interface gráfica do software, desde alterar as letras e números das colunas do Libre Calc até possivelmente criar menus que, ao invés de texto, mostrem ícones elucidativos associados a gifs em LIBRAS referenciando cada funcionalidade. Através do contato do prof. Jullian, teremos auxílio de tradutores e pessoas familiarizadas com as dificuldades dos deficientes auditivos de modo a otimizar nossos resultados, que poderão ser testados com estudantes e professores do curso de Letras/LIBRAS.

Repositório GitHub: https://github.com/jeliascosta/LIBRASOffice

Cronograma:

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.