Bornal de Jogos (Dando Nomes)
Grupo:
Eduardo Fernando Araujo, Matheus Lemos, Renan Basílio, Thamires Andrade.
Proposta inicial:
Desenvolver um jogo infantil que auxilie no processo de aprendizagem, paralelamente ao ensino tradicional da escola, em colaboração com o projeto de Araçuaí.
Etapas concluídas:
01/12/2015 - 02/01/2016:
- Videoaulas sobre Unity + C#;
- Estudo sobre o funcionamento do Bitbucket + sistema de controle de versão;
03/01/2016 - 06/01/2016:
- Avaliação do protótipo recebido e análise sobre mudanças e acréscimos necessários;
- Alteração da proposta do jogo para um modelo composto por fases e dividido por temas;
- Início do desenvolvimento criativo dos avatares a serem utilizados e seus equipamentos;
- Divisão das tarefas iniciais;
07/01/2016 - 10/01/2016:
- Definições iniciais acerca da dinâmica do jogo e disposição dos elementos na tela;
- Escolha das imagens e criação de alguns prefabs;
- Aplicação do modo aleatório na ordem das letras correspondentes às palavras apresentadas na tela;
- Aprimoramento do botão apagar (agora é possível apagar apenas a última letra digitada, não havendo necessidade de reescrever toda a palavra novamente);
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 2231 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
Atividades realizadas entre 11/01/2016 e 17/01/2016:
#2
Atividades realizadas no período de trabalho compreendido entre os dias 18/01/2016 e 24/01/2016
Na última semana, foram decididos os principais pontos do jogo durante a reunião realizada entre grupo e o professor Fernando Severo, no dia 21/01/2016, sendo tais pontos:
Além disso, foram iniciadas as primeiras modificações para a versão alfa.
*atividade foi realizada no dia 18/01/2016 para ser apresentada na aula do dia seguinte.
#3
Pessoal, em anexo segue o código fonte da Damática.
A ideia é fazer uma versão simples somente com contas de soma aleatórias entre as unidades que estão em um tabuleiro (de 0 a 9). A soma não deve ser maior que 18 (9+9).
#4
Atividades realizadas entre 25/01/2016 e 14/02/2016:
Nas últimas semanas, o foco do grupo foi realizar mellhorias no código existente e decidir os detalhes finais da parte de imagens e animação. Além disso, foi inserida a configuração de áudio.
#5
"Criação de imagens (backgrounds, imagens não encontradas a partir das pesquisas)"
Vocês precisam de alguma ajuda com as imagens de background???
#6
Atividades realizadas entre 15/02/2016 e 28/02/2016:
#7
Pessoal,
Tarefas aprovadas pelo conselho educacional das TICs e TACs!!!
Façam os autopagamentos dessas atividades no Corais, ou seja, de 15/02 ao dia 28/02 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).
EXTRAS: vocês contabilizaram 20h, menos as 8h que já foram creditadas, temos 12h x 3 CK$/h = 36 CK$.
Façam os autopagamentos dessas atividades no Corais, ou seja, de 25/01 ao dia 14/02 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).
EXTRAS: vocês contabilizaram 18,5h (19h), menos as 8h que já foram creditadas, temos 11h x 3 CK$/h = 33 CK$.
Entre 11/01 ao dia 24/01 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).
EXTRAS: vocês contabilizaram 5,55h e 6,15h (12h), menos as 8h que já foram creditadas, temos 4h x 3 CK$/h = 12 CK$.
TOTAL de EXTRAS = CK$ 71,00
OBS: vocês podem conferir e contestar rsrs
#8
Hiii... esqueci!!!
Subam (salvem como anexo em um comentário) o APK do jogo aqui no Corais!!!
#9
Algo muito importante que aprendi com esse grupo:
- que existe uma forma de acompanhar e mensurar o quanto se trabalha "por fora" do horário formal da disciplina.
A forma como vocês fizeram levarei para realizar futuros cursos e disciplinas.
Obrigado!!!
#10
Aqui estão os links do nosso projeto no Bitbucket e o do APK do Dando Nomes :)
Bit e Apk
#11
Pessoal,
Mais uma vez mil parabéns pelo trabalho!!!
Em anexo está uma planilha com o resultado final de vocês (se tiver algo errado avisem), por favor, paguem-se nos CK$ que estão faltando. Por exemplo, o Renan fechou com saldo CK$ 176, mas no Corais ele lançou apenas CK$ 82.
#12
Relatório analise do Dando Nomes
A primeira impressão que tive do jogo Dando Nomes foi que ele foi feito com muita dedicação e pensado para ir além de ensinar contar um pouco da historia de Araçuaí, a forma com que esta integrada todas as partes de jogo deixou ele dinâmico e bem funciona.Ao analisar o código fonte e o projeto em si tive dificuldade para compreender a logica, pois estava totalmente diferente do primeiro protótipo que fiz que era bem sucinto. Mas depois pude compreender a logica, e perceber o quanto estava bem estruturado, só não consegui executar o projeto todo algumas cenas não executam, isso porque acredito eu que tenha configurações e tags que não estão no meu Unity, exceto isso o projeto esta rodando muito bem. A única dica que dou e encontrar uma maneira de deixar o APK mais leve para não travar em aparelhos com menos capacidade de processamento.
#13
Caro Wesley,
Primeiramente, agradecemos pelo protótipo, ele foi muito importante para que déssemos os nossos primeiros passos na plataforma Unity e serviu como base para a maioria das coisas que desenvolvemos desde então.
Quanto ao código, o jogo acabou ganhando maiores proporções e o código, consequentemente, acabou acompanhado esse crescimento. Precisamos modificar algumas coisas, como as letras, que nem sempre ficavam centralizadas, e com o acento a situação piorava ainda mais. Portanto, um dos integrantes do grupo, que já tinha experiência na plataforma, resolveu fazer isso de outra forma, seguindo mesmo assim o modelo que já havia sido proposto. E ficou muito bom, por sinal.
O mesmo aconteceu para as palavras e as imagens, de um modo geral. O seu código estava realmente bem sucinto, mas reparamos em algum momento que se a gente fosse fazer um jogo com muitas palavras, teríamos um trabalho grande criando um prefab e uma tag por palavra. Utilizando esse mini banco de dados, essa inclusão se tornou mais simples, apenas digitando o nome da palavra, da imagem, além de também poder já definir o nível de jogo em que a palavra apareceria, em um simples arquivo .txt.
Quanto as scenes, do jeito que o jogo foi programado, elas acabaram tendo uma dependência entre elas. A gente tem um GameObject importante no jogo, que é o Gerenciador do Game (GameManager), que é basicamente o lugar onde todas as informações importante da “partida” são armazenadas, e que só é destruído quando o jogo é reiniciado. Ele começa a ser preenchido já na tela de seleção de personagens. E então ele já armazena esse personagem que vai ser utilizado durante o jogo; e na scene seguinte ele já pega a dificuldade. Além de armazenar também os pontos de vida e dados importantes do mapa, do que precisa ser preenchido ou das bolinhas que necessitam aparecer naquele momento. Logo, o senhor teria problemas em rodar quase todas as scenes individualmente, porque elas dependem de parâmetros e indicações que só esse GameObject armazena.
Quanto ao tamanho do Apk, a Unity já cria um Apk relativamente grande, isso porque de umas versões pra cá ela adicionou alguma configuração para ter certeza que o jogo rodaria nos mais diferentes tipos de celulares android. Isso é configurável, a gente pode reduzir o tamanho do Apk em uns 10 megas aprox. mexendo nessa configuração. Mas, decidimos em grupo manter dessa forma. De resto, o jogo tem muitas imagens, algumas imagens se tentássemos reduzir mais a qualidade se tornariam praticamente ilegíveis, outras a gente tentou diminuir mais a qualidade e elas não ficaram tão boas. E como a estética era um dos pontos que mais demos prioridade, preferimos abrir mão de deixar o Apk 5mb mais leve por imagens mais bonitas. Fora que ao olhar outros jogos na Play Store, o tamanho dos jogos básicos mais jogados giram em torno de 50mb, então realmente acho que não está tão grande o Apk, mas podemos dar uma pesquisada sim em alguma alternativa.
Por fim, só nos resta agradecer de novo, por se dar ao trabalho de fazer esse relatório, pelos elogios, pelas críticas e pelo protótipo, que foi de enorme ajuda. O jogo já estava praticamente pronto, a gente só complicou um pouco rs e deixamos um pouco de nós nesse projeto. E um agradecimento em especial também ao Professor Severo, pela oportunidade e pela confiança.
#14
Excelente resposta, excelentes esclarecimentos, obrigado ao grupo!
#15
Wesley,
Obrigado pelo pronto retorno. Cara, se outras pessoas do Software (da Fabriqueta) quiserem comentar, fiquem à vontade para comentar.
Aliás, como o Marton me disse que vocês vão dar um gás no Banco da Solidariedade seria bom o Jorginho ter uma conta no Corais e ele já poderia testar a plataforma comentando aqui.
Depois comente com a galera do Bornal Carioca (rs) aquela sugestão do bando de dados para reduzir o tamanho do Apk.
Abraços
#16
Povo do Bornal Carioca,
Estou combinando com o Marton para a semana entre 25 e 29 de abril uma "cerimônia" via skype de apresentação do "Dando Nomes" para as educadoras do Ser Criança.
Depois coloquem lá no Telegram o melhor dia e horário para todos.
Abraços e bilhões de parabéns pelo projeto muito bem feito