Pular navegação

Reforma Base Minerva

Ajuda

Reforma Base Minerva

Grupo:

Ana Paula, Anderson e Celso

Proposta Inicial:

O site da biblioteca da UFRJ, a Base Minerva, carece de atualização, boas práticas de desenvolvimento web e usabilidade. Nosso grupo propõe uma reestruturação do site para que fique responsivo, mais fácil de usar e com um layout mais arrojado e com aspecto mais novo.

Lista de Tarefas Concluídas:

  • Encontrar os defeitos do atual site da Base Minerva. (10/12/2015)
  • Brainstorm sobre o que melhorar no site. (18/12/2015)
  • Primeiro rascunho de um possível modelo. (18/12/2015)
  • Inicio da codificação do primeiro rascunho em html e css. (07/01/2016)

Lista das próximas Tarefas

  • Continuação do desenvolvimento do website
  • Análise do que foi feito e decisão de próximos passos.

Nota:

O trabalho está nos exigindo uma busca por conhecimentos sobre desenvolvimento web, nos obrigando a aprender bastante sobre o assunto e também requerendo que o façamos já com boas práticas. Assim, o ganho além de satisfatório, está bem útil.

Comentários

#1

Reforçando a ideia da interação com os usuários no projeto (que é muito importante para a avaliação da disciplina):

- conversar com usuários (estudantes e bibliotecários) do sistema atual em uma biblioteca (Letras ou CT) de preferência na próxima quinta (não esquecer de levar a Rose);

- trazer para a próxima terça (19/01) um frontend simplificado da proposta, mais ou menos como o projeto Sangue UFRJ apresentou hoje.

OBS: depois pensar em um backend mínimo para um teste com usuários do sistema atual.

#2

E aí pessoal,

tô sabendo que não rolou a visita a uma biblioteca na quinta, quais serão os próximos passos no quesito interagir com os interessados na solução de vocês?

Abraços

#3

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { } Resumo da ópera

- Finalizar o frontend;

- Fazer uma gambiarra (page craulerrrrr) para criar uma casca ao visual;

- Testar na biblioteca (filmando com a Rose);

- Contato com a Paula (diretora do SiBI) para mostrar no fim do projeto;

#4

Atividades Recentes:

  • Definimos o modelo do site, escolhemos o Template e fizemos as devids modificações.(14/01)
  • Implementamos o código básico em html e css para estrutura da página, inserimos figura, definimos botões e terminamos o rodapé. (15/01)
  • Trabalhamos na criação dos diversos formulários do site original. (21/01)

#5

Pessoal,

Parabéns pela abordagem, assisti o vídeo e teci algumas sugestões.

Decupagem e sugestões:
 
00:35 - colocar o mapa das bibliotecas na plataforma, informando a localização aproximada do livro
01:05 - "não jeitinho brasileiro. É porque funciona assim mesmo."
02:50 - começa a falar da função acolhedora da biblioteca em relação aos estudantes (calouros). Sorteio de livros de cálculo, física, etc.
03:22 - o estudante de graduação passa correndo aqui. Pega o livro, vai estudar e não interage com a biblioteca.
03:50 - crítica às teses referenciadas ao google.
04:32 - Rose, colocar em nosso documentário a captura (gravação) das telas em que a bibliotecária navegou para mostrar aquela relação entre o número da obra e o número da estante (da posição do livro na biblioteca).
04:52 - "muita informação acaba enjoando (o estudante). Tem é que simplificar."
05:05 - poderia existir uma personalização da plataforma em ambiente para graduandos e para pós-graduando.
07:08 - Zoraide é um ponto luminoso querendo mostrar os seus saberes, quereres e fazeres.
07:55 - Zoraide quer que a biblioteca não fique ensimesmada.
09:05 - "pesquisa boca a boca"

#6

Eu ia dar uma lida no código de vocês,mas eu não achei nenhum link pro GitHub.

#7

Relatório da Situação:

-Estamos trabalhando para apresentar a página principal da minerva com o caso de uso do usuário inserir uma entrada, receber uma página com respostas àquela entrada e decidir por uma delas a visualizar. Nessa terceira página terá a apresentação das informações do livro, levando em conta os apelos da Zoraide e dos alunos que entrevistamos.

-Note que o trabalho não terá back-end, pois o conhecimento necessário para tal não tinhamos, concentramos em melhorar nossa capacidade de front-end, já que a proposta era apresentar um site com uma boa usabilidade, ou seja, amigo do usuário.

-Procurei Zoraide por duas ocasiões, não a encontrei. Vou tentar encontrar o email dela ou a informação de quando ela estará lá na Biblioteca para uma conversa.

-Não estamos utilizando o GitHub, pois versionamento é um conceito que o nosso grupo não domina muito bem a priori.

#8

É fortemente recomendado que vocês tenham um repositório no GitHub pra eu ver quem fez qual parte do código. Mas não é nada que vocês não possam falar na apresentação do MPV de vocês (dependendo do tamanho do código vai dar mais trabalho no final das contas, Git é muito tranquilo vocês aprendem em duas horas e é um conhecimento importante pra vida de vocês como Engenheiros da Computação).

Tem como vocês anexarem aqui no Corais a versão atual do código pra eu dar uma olhada?

#9

Relatório Final

Dias 01/03 e 03/03: Aproveitamos o horário da aula livre para finalizar o site, pensando em detalhes mais minuciosos sobre o design

Dia 08/03: também no horário livre da aula, com a proposta do site pronta, que é a usabilidade agradável para o usuário, demos uma melhorada no código para melhor legibilidade.

Em breve eu postarei os fontes usados para fazer o site.

#10

Sugestões:

- rever os comentários acima, pois eles podem ser úteis para a melhoria do software;

- podia haver mais evidências do trabalho de vocês aqui no corais. Por exemplo, um relato e uma estimativa de horas trabalhadas no dia da abordagem na biblioteca;

- como o trabalho de vocês é muito significativo para os estudantes e bibliotecários da UFRJ, valeria a pena investir um tempo para colocar o código no Git. Dessa forma, é mais fácil conseguir ajuda e colaboradores para o "sentimento de futuro" do projeto.

#12

Se vocês quiserem seguir a diante com o projeto e testar com um web-crawler, já tem coisa pronta na internet. Em 3 segundos procurando na internet eu já achei um pronto (link abaixo). Se vocês fizerem em Perl, vocês podem usar o CPAN para encontrar uma quantidade cabalística de classes prontas, com certeza terão vários web-crawlers.

Seguindo a linha do post do Henrique esse projeto pode ser continuado na próxima turma de CompSoc, ou seja, podemos voltar com uma versão do site "crawleado" para novas interações com as(aos) bibliotecárias(os) e estudantes. Inclusive valendo monitoria, eletivas ou afins. Caso haja interesse se manifestem neste post.

Abraços Pedro e Severo

link: phpcrawl.cuab.de

#13

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Liberation Sans"; font-size:x-small }

Pessoal,

Mais uma vez mil parabéns pelo trabalho!!!

Em anexo está uma planilha com o resultado final de vocês (se tiver algo errado avisem), por favor, paguem-se nos CK$ que estão faltando. Por exemplo, a Ana Paula fechou com saldo CK$ 105, mas no Corais ele lançou apenas CK$ 81.

c Nomes Conta 27/10/15 3/11/15 10/11/15 17/11/15 24/11/15 26/11/15 1/12/15 8/12/15 10/12/15 5/1/16 12/1/16 19/1/16 26/1/16 2/2/16 16/2/16 23/2/16 1/3/16 8/3/16 Total de faltas Presenças CK$ MVP EXTRAS Saldo Nota acadêmica
Minerva Ana Paula 4121 Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente 3 15 180 11 24 105 10
Anderson 4120 Presente Faltou Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Presente 4 14 168 11 24 93 9,3
Celso 4123 Presente Presente Atrasado Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente 0 18 216 11 24 141 10
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.