Gerenciador de oportunidades acadêmicas

Grupo: Heitor Guimarães, Lucas Passeri, Luis Marquezzini e Marcelo Maestrelli.

Proposta inicial: 

A plataforma proposta visa melhorar a forma como as oportunidades acadêmicas são divulgadas e gerenciadas dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por oportunidade acadêmica entendemos atividades da forma de: Iniciação Científica (IC), Monitorias, Projetos de Extensão e outras atividades que visam complementar a formação acadêmica do seu corpo discente.

Cronograma: 

Andamento do projeto:

Período de 26/11 - 01/12: Entrega da primeira versão do cronograma de atividades.

Definições de prazos seguindo um consenso do time e considerando nossas restrições de conhecimento.

Período de 01/12 - 08/12: Primeira versão do PTA (ou SDP)

Nos reunimos para discutir tecnologias que gostaríamos de utilizar e aprender e iniciar a documentação do nosso projeto.

Google docs (Acho que precisa estar logado com o Poli-mail): https://goo.gl/cfJ73F 

Período de 08/12 - 15/12: Mockup

Criação mockup para objetificar nossa ideia e guiar o desenvolvimento do Front-End.

Período de 15/12 - 05/01: Treinamento

Tutoriais sobre Web development, por onde iniciar o estudo sobre MEAN stack, básico de NodeJS e MongoDB.

Nossas referências: 

  1.  Learning Code Tutorials : https://www.youtube.com/watch?v=kHV7gOHvNdk
  2. Documentação do mean.io : http://learn.mean.io/
  3. Thinkster: https://thinkster.io/mean-stack-tutorial
  4. Blog Scotch.io: https://scotch.io/tutorials/making-mean-apps-with-google-maps-part-i

Período de 05/01 - 12/01: Update do cronograma, integração de um novo membro e finalizações das decisões de projeto.

Atualização do SDP, integração do Passeri ao time, refazer o mockup do projeto (Perdemos o primeiro com o fim do período de trial do Heitor).

Próximos passos: 

Período de 12/01 - 19/01: Implementação do Front-End.

Desenvolver o que foi planejado no mockup com um design básico (Tudo com bootstrap, em uma etapa posterior está incluso melhorar o design).

Período de 19/01 - 26/01: Entregar uma primeira versão funcional

Integrar o Front-End com o restante da aplicação e fazer um demo com a aplicação hospedada no Heroku (a confirmar).

Desenvolvimento: (Github) https://github.com/Hguimaraes/baseapolo

Comentários

#1

Vocês estão precisando de mais contas para usar a versão trial?

Como vocês pretendem cadastrar algumas oportunidades no Gerenciador para fazer um teste simples com os interessados?

#2

Olá Severo! Obrigado pelos comentários.

Não será necessário pedir para mais pessoas criarem contas para nos ajudarem. Como já temos noção do que foi feito no outro, até que está sendo bem rápido refazer (Falta só um pequeno detalhe, mas até quinta coloco no documento). A intenção é salvar as telas com um monte de prints mesmo e colocar no nosso "documento" aí. Usamos o mockup só para tirar a ideia da cabeça e deixar mais física. Agora o negócio é transformar esse mockup no nosso front-end direto.

Quanto a sua segunda pergunta... Bom, para um primeiro teste podemos perguntar aos professores da ECI (incluindo o professor Henrique) se eles possuem algum tipo de atividade e pedirem para eles cadastrarem e os alunos testarem. O que eu ainda tenho dúvida é se devemos criar o aplicativo de forma que ele gerencie o processo de seleção (Tipo, pessoas se candidatando por ele) ou se só devemos exibir a oportunidade, a pessoa mostrar interesse (Algo como um botão de like) e depois do prazo de inscrição terminado o professor tem uma lista de interessados que poderá entrar em contato por e-mail para pedir documentos (Histórico, currículo, etc) e marcar reuniões. Eu estou achando que gerenciar isso tudo dentro do aplicativo pode ser complicado visto que os professores adotam formas de seleção diferentes (Alguns marcam entrevistas, outros pedem documentos... E por aí vai).

#3

Salve galera, olhei o código de vocês.

A melhorar:

-> Código e documentação todo em inglês. Esse programa seria mantido por quem? Pela TIC da UFRJ, não? Por que vocês colocaram uma barreira linguística? É interessante colocar documentação e programar em inglês caso vocês desejam que o programa alcance usuários de outros países, mas para uma ferramenta da UFRJ acaba sendo contra produtivo, ou pouco inclusivo (imagina se a gente quer usar esse código para bolsistas de ensino médio). As vezes a gente abre a porta pro longe, mas fecha a pra perto. Quem teria mais chance de aplicar esse código, Harvard ou a UERJ?

-> Quase todos os commits foram feitos pelo Heitor. Por que isso? Passa a impressão que só ele trabalhou. Para nossa avaliação precisamos de evidências que todos do grupo colaboraram. Vocês vão ter que trabalhar no seu relatório/apresentação do MPV para mostrar quem fez o que.

Elogio:

-> O código está bonito, bem comentado e dividido em MVC (Módulo, Vista e Controle). A MEAN stack é muito boa pra organizar o código e vocês não fizeram nenhuma gambiarra esdruxulha. Pra um código feito como trabalho de disciplina está show de bola!

#4

-> Como o grupo não possuía nenhuma experiência em desenvolvimento web, optamos por programar em conjunto para que todos pudessem participar inteiramente do código. Naturalmente, acabamos fazendo em apenas um PC no começo. Quando reconstruímos o projeto, passamos a fazer a maior parte do trabalho na minha conta. Isto não representa um grande fardo visto que priorizamos mais o aprendizado do que uma distribuição homogênea de tarefas.

#5

- Depois me lembra de falar sobre a história do estágio do Lucas durante a disciplina.

#6

Professores, boa noite.

Vou tentar resumir o que fizemos desse post até a data de hoje (10/03). Inicialmente em dezembro nós definimos a tecnologia (Cheio de viés, apesar das sugestões do Pedro nós preferimos utilizar o MEAN stack pois é o "hype" do momento e muita gente "legal" está utilizando! E agora nós entendemos o pq e vimos que foi uma ótima decisão) e começamos a estudar o framework. Isso ocorreu durante o período de recesso de dezembro que nós tinhámos um tempo livre maior e deu para procurar por cursos onlines e seguir vários tutoriais legais (Com destaque para o blog desse cara: https://scotch.io/).

Janeiro foi o mês mais "mão na massa" onde começamos a organizar a estrutura do projeto (Que demorou bastante tempo! Tem o histórico de commits e vocês podem ver que diversos deles foram movendo arquivos de um lado para o outro e procurando deixar o projeto mais legível o possível para que ele pudesse escalar depois). Definimos as coisas, configuramos o básico do back-end e começamos a focar no front. Além disso foi o mês que o Passeri entrou no time. Ele também teve que passar por um período de aprendizado como nós fizemos em dezembro, mas apesar de não conhecer o MEAN ele já tinha uma noção de desenvolvimento web e pode ajudar no HTML/CSS do front.

Ficamos um tempo parado (Praticamente até meados de fevereiro) devido aos outros cursos, mas agora nas últimas semanas voltamos a dar um gás no front-end para finalizar de vez. Redefinimos mais algumas coisas no projeto, começamos a utilizar o sass e o materialize e facilitou muita coisa! Conseguimos finalizar essa parte (O Marcelo e o Lucas ficaram mais reponsáveis por essa parte de layout, controles e serviços e eu tentei criar mocks de rotas já que o servidor ainda não está pronto). Mas hoje de manhã já começamos a ver o backend e as rotas (cadastrar  usuários, verificar se o usuário está autenticado ou não e por aí vai).

Bom, o quanto nós temos de horas extras é extremamente difícil de aferir no nosso caso. Em geral a gente não tinha uma "constante" de produção, eram "sprints". Entendíamos o que temos que fazer e corríamos para implementar o máximo que der. As curvas de commit são até estranhas. Mas em geral o tempo estudando, implementando e corrigindo os bugs é bem alto, bem alto mesmo. Não conseguir medir isso talvez seja uma falha nossa, mas é bem subjetivo.

#7

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small }

Projeto Nomes Conta 27/10/15 3/11/15 10/11/15 17/11/15 24/11/15 26/11/15 1/12/15 8/12/15 10/12/15 5/1/16 12/1/16 19/1/16 26/1/16 2/2/16 16/2/16 23/2/16 1/3/16 8/3/16 Total de faltas Presenças CK$ MVP EXTRAS Saldo Nota acadêmica
Oportunidades
Acadêmicas
Heitor 4128 Presente Faltou Presente Presente Atrasado Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Atrasado Faltou Presente Presente 2 16 192 11 16 109 10
Lucas Passeri 4135 Faltou Presente Presente Presente Faltou Presente Faltou Presente Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Atrasado Faltou Presente Presente 5 13 156 11 16 73 6,4
Luís Marquezinni 4136 Presente Presente Faltou Presente Faltou Presente Presente Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou Faltou 13 5 60     -50 1,7
Marcelo 4137 Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Faltou Presente Presente 2 16 192 11 16 109 10

Pessoal,

Parabéns pelo trabalho!!!

Em anexo está uma planilha com o resultado final de vocês (se tiver algo errado avisem), por favor, paguem-se nos CK$ que estão faltando. Por exemplo, o Heitor fechou com saldo CK$ 109, mas no Corais ele lançou apenas CK$ -12.