Pular navegação
Corais.org é uma plataforma para desenvolver projetos em conjunto, com pessoas inspiradas e ferramentas colaborativas.
Projetos de eduardo.castanho
Imagem Principal
Sobre o Projeto

Objetivos deste "projeto" de disciplina:

- organizar e disponibilizar os conteúdos da disciplina Computadores e Sociedade do curso de Engenharia da Computação e Informação (ECI) da UFRJ;

- acompanhar os projetos que serão desenvolvidos pelos estudantes durante a disciplina;

- cada grupo de estudantes deverá ao final do curso apresentar um MPV (mínimo produto viável ou protótipo) que "rode" em um computador/celular/tablet ou afins. Esse produto pode ser um artefato de software (aplicativo, jogo, website, etc) ou um artefato audiovisual (vídeo, animação, clip, etc).

- utilizar da forma mais pertinente alguns dos recursos (texto colabortivo, votações, tarefas, calendário, moedas sociais, etc) desta plataforma para desenvolvimento de projetos colaborativos.

Por que o Corais para acompanhar os nossos projetos?

Assim como um recife de corais oferece a infraestrutura propícia para diferentes formas de vida marinha, o (website) Corais visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum. E qual seria o vínculo entre "projetos que contribuam para o bem comum" e o curso de ECI? Segundo a apresentação do curso de ECI, será "através da utilização da tecnologia da informação", que "o país acelerará a obtenção de benefícios com impactos em toda a sociedade, com destaques na cidadania, serviços públicos, economia, processo decisório, educação, cultura, ciência e tecnologia". Portanto, ao ressaltar a cidadania, os serviço públicos, a educação e a cultura como fatores da sociedade que serão alavancados pelas TICs, o curso de ECI em boa medida se dispõe a trabalhar pelo bem comum. 

 

Créditos: Computadores e Sociedade (COS471)
Engenharia de Computação e Informação - ECI
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Período: 2015-2
Professor: Henrique Luiz Cukierman

Estágio docência: Pedro Braga

Educador Assistente: Fernando Severo

Licença do Projeto
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution