Pular navegação

Aplicativo para auxilio de deficientes visuais

Ajuda

Aplicativo para auxilio de deficientes visuais

A ideia de MPV para o projeto de curso é desenvolver um aplicativo para smartphone que possa auxiliar pessoas com deficiência visual fornecendo para eles algum tipo de informação sobre o que há a sua frente

Cronograma :

01/12/2015 - 08/01/2016 :

  • Instalação do ambiente de desenvolvimento  
  • Estudo da biblioteca a ser utilizada (opencv)  
  • Iniciar o desenvolvimento da aplicação 
  • Implementação da detecção de pessoas à frente 
  • Implementação do feedback ✓

Sobre a aplicação : Utiliza a câmera do aparelho para detecção de pessoas ( detecção feita pela face)

FeedBack implementado : Seguindo sugestões utilizamos vibrações para fornecer a informação

O aparelho vibra a cada 5 segundos para que o usuário possa saber que a aplicação esta ativa, e caso haja detectado alguma pessoa , realiza alem da vibração inicial N vibrações. onde N é o numero de pessoas detectadas.

Para não realizar muitas vibrações limitamos N à 4 

Próximos passos :

Tentar fornecer a distancia de pelo menos uma pessoa para o usuário  

Link do Github

Link do APK 

Comentários

#1

Pessoal,

As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) do projeto de vocês estão ótimas. O APK está rodando que é uma beleza. Contudo, as TACs (Tecnologias de Aprendizagem e Convivência) vão de mal a pior rsrs. Vocês têm que testar com os atores interessados nesse tipo de solução.

Enviem um email para o Ricardo Julian do LIPE ou vão lá na sala dele no segundo andar do Bloco H, mostrem o que vocês já fizeram e peçam sugestões para ele.

OBS: se vocês conseguirem falar com o Ricardo ainda essa semana, chamem a Rose ou eu para ir junto (só por causa do vídeo da disciplina).

Abraços

#2

Próximos passos:

- ir atrás de pessoas para testar: escrever um parágrafo explicando o que foi feito e enviar para o Henrique (hcukier [at] cos [dot] ufrj [dot] br). O Henrique propõe um encontro com o professor Antônio Borges;

- Pedro deu algumas sugestões para funcionar a captura da face mesmo com o telefone em pé. Testar as sugestões que vocês acharem válidas.

Abraços

#3

Notas de atualização:

Criamos um menu, agora da para escolher entre vibrar e tocar o beep, adicionamos também a possibilidade de usar a câmera frontal do aparelho caso haja.

Continuamos na luta para tentar usar o celular na vertical.

#4

Continuem lutando aí que nós estamos lutando por aqui:

ABAIXO UM RESUMO DAS CONVERSAS COM O PROFESSOR ANTÔNIO BORGES (DOSVOX)

antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br" data-name="Jose Antonio dos Santos Borges" id="yui_3_16_0_1_1453925427305_3792">antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br (antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br)antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br" data-name="Jose Antonio dos Santos Borges">antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br ( - )Hoje em 3:47 PM

Fique à vontade.  Pode filmar, gravar, entrevistar, o que desejar. Eu gosto muito de aprender com o que os alunos produzem. Vai ser uma troca bacana.

Um abraço,
Antonio

Em 27 de janeiro de 2016 15:05, Fernando Severo <fernando_severo [at] yahoo [dot] com [dot] br> escreveu:

Antônio,
muito obrigado pela ajuda. E reforçando o que o Henrique já havia mencionado, a nossa expectativa nessa disciplina é estimular que a garotada não fique ensimesmada num conhecimento disciplinar ou somente nos encontros dentro da disciplina.
Eles imaginaram um problema e uma solução (mesmo que precária) para esse problema. Nós estamos querendo também é que eles exercitem a capacidade de escutar o outro, de aprender com outro, de ter a coragem até de renovar um projeto inteiro em função da compreensão, do respeito e da troca com o outro.
 
Queria te pedir mais um favor, um dos projetos da disciplina é acompanhar "cinematograficamente" os outros projetos que estão acontecendo. A disciplina tem 27 alunos e 10 projetos, um deles tem a missão de acompanhar os outros 9 e no fim entregar um "documentário" contando resumidamente o que ocorreu durante a realização dos projetos.
A responsável por esse projeto é a estudante Roseli, será que ela poderia registrar algumas imagens desse encontro?
 
Abraços
Fernando

#5

Pessoal,

vocês enviaram o questionário para o professor Antônio Borges? Se sim, publiquem aqui em um comentário.

#6

A gente criou um formulário, da uma olhada ai!

Caso ache necessário inserir alguma outra pergunta só comentar que botamos lá 

http://goo.gl/forms/f3EEQgJBqI 

e o link do ultimo release do app

https://www.dropbox.com/s/wb43gb60hjk5g4m/projetoCompSocV2.apk?dl=0&prev...

se der para encaminhar pra ele a gente agradece severo!

#7

Galera, o link do formulário não tá funcionando.

Assim que vocês corrigirem, podem enviar direto para o Antônio Borges (antonio2 [at] nce [dot] ufrj [dot] br).

OBS: coloquei o aúdio da nossa conversa com o Antônio em anexo.

Abraços

#9

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small }

Pessoal,

Parabéns pelo trabalho!!!

Em anexo está uma planilha com o resultado final de vocês (se tiver algo errado avisem), por favor, paguem-se nos CK$ que estão faltando. Por exemplo, o Marcos fechou com saldo CK$ 137, mas no Corais ele lançou apenas CK$ 82.

Projeto Nomes Conta 27/10/15 3/11/15 10/11/15 17/11/15 24/11/15 26/11/15 1/12/15 8/12/15 10/12/15 5/1/16 12/1/16 19/1/16 26/1/16 2/2/16 16/2/16 23/2/16 1/3/16 8/3/16 Total de faltas Presenças CK$ MVP EXTRAS Saldo Nota acadêmica
App Necessidades
Visuais
José Roberto 4143 Presente Presente Faltou Presente Faltou Presente Faltou Faltou Presente Presente Faltou Faltou Faltou Presente Faltou Faltou Presente Presente 9 9 108 11 8 17 3,7
Marcos 4118 Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente 0 18 216 11 20 137 10
Marcus Vinicius 4146 Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Presente Faltou Presente Presente Presente Presente Presente Presente 2 16 192 11 20 113 10
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.