CRIART é um Projeto que desenvolve um micro empreendimento para produção de utensílios na linha de papelaria a partir de papel reciclado e/ou reaproveitável.
Atualmente A CRIART, faz parte do CEC - CONDOMINIO DO EMPREENDEDOR CULTURAL - enquadrando-se como empreendimento dos Jovens associados à entidade.
Constitui-se como Projeto Sócio-Educativo por dar destino utilitário aos resíduos de papel, a sobras de material publicitário na confecção de capas criativas e outros acessórios. Tem como meta, a ampliação em núcleos de produção formando assim uma rede de empreendimentos de prática da economia solidária potencializando jovens adolescentes através das oficinas de reciclagem, consolidando uma ação concreta de geração de ocupação juvenil e ao mesmo tempo ampliando a sensibilização em prol do meio ambiente.
JUSTIFICATIVA - Tendo como justificativa a ociosidade, a violência e a criminalidade, do jovem na região metropolitana de Salvador somos conscientes de que essas têm sido as causas de inúmeros problemas que vem intranqüilizando a sociedade. Justifica-se também na confiança depositada nos jovens em realizar de forma qualificada o projeto que criam, tomando como ponto de partida valores que definem (democracia, ética, solidariedade, compromisso,etc).
OBJETIVO GERAL - Fomentar iniciativas de empreendimentos produtivos solidários, na perspectiva de geração de trabalho e renda aos jovens com idade entre dezesseis e vinte e quatro anos, nas comunidades menos favorecidas, utilizando a reciclagem e reaproveitamento de papel e sobras das produções artísticas como folders, cartazes, gravuras, fotos, cartões coloridos, e outros como elemento gerador de iniciativas.
Além do desenvolvimento de atividades como: palestras, debates, visitas técnicas a projetos ecologicamente corretos, mine cursos, exposição dos trabalhos dos participantes, etc.
Estará firmando parcerias convênio com várias organizações e coletivos culturais e sociais com o propósito de dar um destino sustentável às sobras de papel das atividades gráficas, de publicidades, e outros, e recolhendo papel usado para reciclagem.