A Ação Cultura Digital surge dentro do Programa Cultura Viva para facilitar a apropriação de ferramentas multimídia em software livre pelos Pontos de Cultura para documentação de manifestações culturais locais, produção de sua própria mídia e construção da autonomia por meio da conexão entre o local e o global.
“Cultura digital é um conceito novo. Parte da idéia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento, maximizar os potenciais dos bens e serviços culturais, amplificar os valores que formam o nosso repertório comum e, portanto, a nossa cultura, e potencializar também a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte”, disse o Ministro Gilberto Gil, em 2004.
A Ação Cultura Digital, desenvolve um papel estratégico, que é de fomentar a produção colaborativa entre os Pontos, com o objetivo de formação de redes. Além de inserir, muitas vezes, uma nova forma de linguagem e apropriação de sentidos. A experimentação social dessas novas redes têm estimulado, por sua vez, outras ações efetivas de apropriação, autonomia, auto-gestão e protagonismo. E é esse processo que queremos compartilhar neste blog.
Para saber mais, consulte as publicações da categoria história.