Reunião GT Cultura Digital 30/06/2015
Caros,
venho por meio deste convocar todos os interessados em participar da Reunião do GT de Cultura Digital da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para o próximo dia 30 de junho de 2015 às 17h por conferência Web.
Proposta de Pauta:
- Planejamento do GT Cultura Digital(30 min);
- Mapeamento das plataformas digitais(30 min);
- Política de Software Livre do Ministério da Cultura(30 min);
- Suporte à CNPdC e GTs para Comunicação e Gestão por meio de tecnologias digiais (30min);
Sugestão de plataforma para conferência: http://mconf.org/
A proposta é que a pauta e dinâmica da reunião seja debatida por aqui de forma aberta e que o resultado desta conversa seja levado para a reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura no final de Julho.
Abraços.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 1944 acessos
- Imprimir
Comentários
#1
Olá Marcella!!
#2
Pessoal,
confirmando nossa reunião do GT Cultura Digital amanhã 17h, vai ser neste linque aqui:
https://mconf.org/webconf/gt-cultura-digital
Chega mais!
#3
Salve integrantes do GT Cultura Digital,
Confirmo minha participação amanhã na reunião virtual deste grupo de trabalho.
Parabenizo a iniciativa e considero importante que a mesma a partir de agora comece a acontecer de forma mais periodica para que o grupo de trabalho de fato funcione e represente este segmento na Comissão Nacional de Pontos de Cultura.
Até amanhã
#4
Ola João e Eduardo,
Estou na zona rural de camaragibe e infelizmente fiquei sem internet hj as 17hrs. Consegui conexão agora as 19:20 e não estou achando o relato da reunião. Os pontos debatidos estão relatado sem algum texto colaborativo? me envia para eu poder colaborar com o que vcs produziram abraços.
#5
+1 interessado no relato
#6
Compas,
segue o relato. Solicito que os demais que participaram complementem.
Planejamento do GT Cultura Digital
Passamos ponto a ponto pelo pré-planejamento que fizemos durante a TEIA Natal e que avançamos ao longo dos últimos meses.
O planejamento segue em contrução colaborativa neste pad: http://corais.org/culturadigital/node/84313
Convidamos todos a participar dest processo.
Mapeamento das plataformas digitais livre;
Conversamos sobre a proposta de construir um “Cardápio de softwares livres” úteis para organizações e movimentos cuturais e sociais.
João Paulo apresentou uma referência para isto que é o minka.me
Eduardo apresentou uma pesquisa preliminar realizada na TEIA Nacional de Natal.
Tel Amiel apresentou a possibilidade de parceria com Universidades e a RNP.
Foi encaminhado um aprofundamento do papo no FISL para construir a modelagem de dados e desenvolver a plataforma.
Política de Software Livre do Ministério da Cultura
A idéia desta pauta era que tivesse a participação de algum representante do MINC para que relatasse as mudanças que ocorreram no último período, no entanto, a participação não foi possível.
Encaminhamos uma convocação de um representante do CGTI/MINC para apresentar a atual política de software livre do ministério.
Suporte à CNPdC e GTs para Comunicação e Gestão por meio de tecnologias digiais
Considerando a diversidade de plataformas que servem aos Pontos de Cultura e a possibilidade que os diversos atores do GT de Cultura digital tem em dar suporte em tecnologias para a própria CNPdC.
João Paulo relatou que criou a lista de e-mails para a comissão nacional no MAILMAN, também acabou de criar uma lista para a Rede do Paraná, um modelo de Consulta Pública da Lei Cultura Viva (leiculturavivaparana.redelivre.org.br) e uma plataforma para a rede Estadual (http://pontosdeculturapr.redelivre.org.br/), também desenvolveram uma atualização da plataforma nacional (http://pontosdeculturabrasil.redelivre.org.br/).
Eduardo apresentou a plataforma Corais , que está sendo utilizada pelo GT e por parte da CNPdC.
Apresentamos a proposta de realizar uma oficina da Rede Livre e uma da Corais durante a reunião nacional da CNPdC.
5. Encontro no FISL
Janaina propôs uma reunião do GT Durante o FISL, sendo que a reunião ficou marcada para o dia 10/07, das 14 às 16 horas no Hackerspace Drumont, sendo que a pauta proposta é de debatermos a organização do “Cardápio da Cultura Digital” e uma política de fomento as plataformas livres.
#7
Gente, alguém tem relato da reunião que rolou no FISL?
#8
ops. desculpem a demora em enviar. segue o que anotei da reunião.
2) Leonardo Foletto, Casa da Cultura Digital (Porto Alegre) e rede das produtoras colaborativas
3) Janaína Spode, Casa da Cultura Digital (Porto Alegre)
4) Suporte GT Cultura Digital - Comissão Cultura Digital
#9
Valeu pelo relato, pessoal. Pena que a transmissão não rolou direito.
Essa novela da lista deveria ser a primeira coisa que deve acabar. Proponho criar uma lista do riseup ou em sistema parecido e todo mundo que está neste GT migrar e anunciar a saída da lista antiga. E passar a usar mais esta plataforma como referência, assim como a CulturaDigitalBR.
Sobre o SNIIC, gostaria de saber o que está sendo pensado pelo MinC para integrar as plataforma de mapeamento existentes nos estados e municípios.
#10
Massa pessoal, to chegando por aqui. Não vou conseguir acompanhar de perto, mas me acionem sempre que quiserem e eu apareço por aqui quando quiser acionar essa rede.
Skarnio, vamos conversar! A gente deve começar um esforço grande agora, num GT aberto, pra trabalhar no "glossário da cultura" para que os diferentes sistemas possam conversar. Isso deve rolar com ajuda da UFG, com a equipe do Dalton.
A gente até começou umas experiências usando SKOS pra gerenciar dicionários aqui: http://vocab.cultura.gov.br/
Isso deve começar a avançar e eu te aviso!
abraços!
#11
Gente,
rolando agora a reunião com o MInistro Juca Ferreira, está sendo transmitida ao vivo http://www.cultura.gov.br/banner-2/-/asset_publisher/0u320bDyUU6Y/conten...
Pautei a importancia de fortalecer uma política de Software Livre, que as mudanças realizadas pela CGTI/MINC tenham força política para que mudanças sejam perenes e estruturantes.
Pautei a necessidade, não de resgatarmos a política de fomento de sua gestão anterior, mas que a gente beba nas experiência que tivemos, nas iniciativas que seguiram avançando e nos diversos movimetnos que não pararam de produzir para resignificar e avançar uma política de Cultura Digital.
Tb falei da questão das plataformas e solucṍes digitais existentes e o desafio para construirmos um processo de integração.
FOi o que deu, em 2 minutos.
Vou relatando o restante da reunião da CNPdC na medida do possível, pois os informes são de que a Web por lá tá difícil.
#12
Legal, Leo! O que precisamos saber mesmo é sobre os avanços na documentação de integração. Aguardo.
#13
Bacana, João!