Pular navegação

Práticas para identificação e definição de problemas.

Ajuda

Práticas para identificação e definição de problemas.

Para nossa próxima reunião, vamos usar uma técnica para nos auxiliar a identificar e definir problemas no Arcaz. Abaixo seguem quatro técnicas. Seria interessante que decidíssemos participativamente a técnica que a maioria considera mais adequada e/ou com a qual gostaria de trabalhar. Para isso, segue abaixo uma breve descrição de cada uma. Peço que vocês acessem a votação disponível na barra superior e escolham uma delas.

Future Workshop

Resumo: Workshop composto por três partes. Na primeira, os participantes montam uma lista de críticas à situação presente em um processo semelhante ao brainstorming. Na segunda parte, para cada crítica devem ser sugeridos quadros opostos, invertendo os itens da lista. No terceiro momento os participantes discutem o que é possível mover para a parte de visualização.

Search conferences

Resumo: Todos os participantes analisam o quadro atual e suas relações entre os diversos níveis de poder e arenas de atuação, quais as oportunidades futuras e como ir do presente para o futuro.

Hearings

Resumo: Audiências em que a equipe de desenvolvimento apresenta o estado atual do sistema e os participantes tem a oportunidade de revisar e comentar aspectos do design. As informações podem ser trocadas de forma escrita ou por comunicação oral.

Diagnostic Maps

Resumo: Mapeamento de uma situação problemática através de um quadro com quatro colunas: problemas, causas, consequências e ideias para soluções. A situação problemática em estudo é o título do quadro (mapa). É feito um mapa para cada situação .

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.