Pular navegação

Archive: fevereiro 2018

Aula 3 - Turma Regional I 28/02/2018

Mostramos a módalidade comércio justo e solidário Calculo do Preço Aberto, dizemos o que é, para que serve, e utilizamos o exemplo contido na apostilha como referência. Depois falamos de Tecnologias Sociais, iniciando uma discussão sobre o que é de fato Tecnologia, desmistificando que tecnologia é apenas Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e mostrando outros tipos de tecnologias sociais, inclusive as certificadas pela Fundação Banco do Brasil http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/principal.htm como: Cisterna Calçadão, Biodigestor, Fogão Agroecológico e Banco de Sementes Creoulas. Passamos também um vídeo da Articulação do Semi-Árido com os exemplos na prática ps:// Depois enfatizamos a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas, dialogando sobre alguns exemplos de colaboração na produção cultural e sobre alguns aspectos da produção audiovisual suscitados pelos alunos.

Aula 2 - Regional 1 27/02/2018

Na aula de hoje continuamos com os temas da gestão, participação e tomada de decisão coletiva. Falamos de autogestão, de autogestão da massa falida de fábricas, da autogestão nas cooperativas, nas tomadas de decisão coletiva para a destinação das sobras. Falamos de moedas sociais também, da função das moedas como um todo (onde passamos por moedas virtuais, moedas sociais e moeda corrente) e a sua função de troca. Falamos dos casos das moedas sociais Conchas (http://corais.org/conchativa/exchanges)  e Tempo (corais.org/livre/exchanges). Ao falarmos das trocas alguns alunos relataram experiências com trocas de enxoval, de roupas, etc, e surgiu de alguns alunos realizarem um clube de troca na sala, onde eles trocariam artigos de vestuário, revistas, livros, filmes, CDs. O clube de troca já seria na aula de amanhã, mas eles preferiram maturar a idéia para realizar o clube de troca com o próximo professor.

Aula 1 - Turma Regional I 26/02/2018

O dia de hoje foi dedicado a aula de Gestão Interna dos empreendimentos, com ênfase na autogestão e inicio do exercício de criação de um cardápio de Produtos, Serviços e Saberes. Com a turma disposta em círculo fizemos uma rodada de apresentação da turma, onde pedimos para dizer o nome e falarem sobre as motivações em se matricular no curso. Uma parte já faz parte de empreendimentos locias de econômia solidária, e outra parte afirmou que entendia que o curso seria voltado a vendas. Contudo, os que falaram sobre as vendas disseram que as primeiras aulas os motivaram a continuar no curso, foi ressaltada também a oportunidade de encontros que o curso promove. Depois estimulamos as alunas a responderem sobre o que lhes vêm à cabeça quando se pensa em gestão, para introduzirmos sobre gestão colaborativa. Discutimos sobre gestão horizontal e vertical. Depois falamos sobre autogestão e apoio mútuo com o fim na busca pela autonomia pelos empreendimentos e de vida das pessoas.

Material Design e Vitrinismo

Segue em anexo material solicitado pela Professora Eugênia!

Relatório Semana 3 - Regional 1 - Tarde

td p { margin-bottom: 0cm; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; } Relatório Semanal

Turma: REGIONAL 1 – Tarde

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual

  • Aula 1 - 19.02.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Diagnóstico Individual

Aula 2 - Turma Agência do Trabalho 20/02/2018

A aula de hoje foi dedicada a confecção do cardápio de produtos/serviços de cada empreendimento. Uma situação curiosa é que apesar de se organizarem em grupos, as alunas preferiram, em sua grande maioria, fazer um cardápio individual. Um grupo falou que já tinha um cardápio, inclusive com outras colunas, como entradas, saídas e estoque, o qual ficou de me mandar para que eu o mapeie. Assim q receber coloco nos comentários deste post, caso o grupo autorize. Assim, pedi para fazerem os cardápios e me entregarem. Em seguida chamei grupo por grupo (pessoa por pessoa) para criar o cardápio no meu computador, já que não dispomos de projetor no local. Fizemos 13 em sala de aula. Algumas outras prefiriram ir embora e disseram que entenderam o processo e irão exercitar em casa. De posse do material que as alunas me entregaram, eu criei os cardápios que me entregaram na aula, só deixei de fazer um, por estar ilegível, estão todos anexados a este post.

Aula 1 - Turma Agência do Trabalho 19/02/2018

A aula realizada hoje na Agência do Trabalho foi realizada com os alunos que estavam recebendo as aulas na Casa da Cultura. Lá ficamos em um auditório refrigerado, porém, sem computador ou projetor. Levei meu computador pessoa. Pedi para que se apresentassem e falassem das motivações para se matricularem no curso. Após as respostas, os estimulei a falarem sobre o que vem à cabeça quando pensam na palavra gestão. Este foi o ponto de partida para falarmos de Gestão Colaborativa. Depois mostrei um vídeo dobre gestão e iniciativa no dia a dia para falarmos de autogestão, apoio mútuo e autonomia. Depois falamos sobre participação, as condições para a participação e ferramentas para a participação como Consenso, Votação, Assembléias, Conselhos de Classe.Falei sobre algumas ferramentas de tomad de decisxão coletiva no Corais, como Sugestões, Votações e Texto Colaborativo, o que, naturalmente, foi dificultado por só haver meu compuatdor disponível na sala, sem projeção.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.