Pular navegação

Tudo's blog

Ajuda

Novo caderno! Desktop

Anexei nesta postagem o novo caderno para diagramação e preparação do Design Visual!

Revisão da diagramação do caderno

O prof. Anderson compartilhou diretamente comigo uma versão mais atualizada do trabalho com o caderno e eu (Rodrigo) e Alexandre arrumamos mais alguns detalhes da diagramação e do design visual do caderno.

Algumas outras observações:

— no capítulo 3, Softwares (página 7) está faltando informações
— no capítulo 5, Considerações finais está sem texto
— após o item 3.1.5.1 GCompris e o item 3.1.3.4 JFractionLab, tem texto (várias páginas) a ser adequado
— verificar e re-arrumar se necessário a paginação no sumário
— faltam figuras de ícones em vários tópicos; alguns ícones parecem incorretos

(PS.: veja nos comentários versões do documento, mais atualizadas)

Instruções para editores

O intuito deste texto é, primeiramente, apontar as decisões de layout que levaram ao desenvolvimento gráfico do caderno EdUCA e, em seguida, apresentar algumas ferramentas do Microsoft Word (2010) pelos quais foi possível produzir o material. Através desse post pretende-se instruir tanto a comunidade que projetou o material textual do caderno quanto à comunidade externa, sobre o desenvolvimento gráfico de uma apostila e as ferramentas pelas quais se pode realizar essa atividade (considerando ferramentas de edição passíveis de serem utilizadas por todos). Deve-se levar em consideração que uma apostila da forma tradicional não apresenta sua estrutura da mesma forma que o caderno EdUCA, pois este deriva de uma linguagem mais acadêmica e organização sistemática da ABNT, enquanto que as apostilas escolares por vezes não seguem o mesmo esquema rígido textual e de referências.

Briefing

Neste post se concentra as principais diretrizes para o desenvolvimento do projeto gráfico do material, estes foram obtidos mediante a uma conversa de cararater mais informal, via Whatsapp, com o professor Anderson, no entanto já direciona algumas escolhar para o projeto.

A medida que novos questionamentos surjam estes devem ser respondidos aqui (se possível sem se alongar em discussões) de forma a concentrar as necessidades e direcionamentos do produto.

1) É diagramação só para este manual? ou para futuros? Poderiamos fazer o projeto gráfico do atual, de modo a ficar de padrão para re-utilizar 

"Sim, teria futuros. Esse é o dos UCAs, estamos na produção, com estrutura idêntica, de um caderno para uso dos software de desktop. Só muda o fundo, e o nome que seria SOfiaEdu."

Documentos importantes

Este post tem como objetivo elencar documentos importantes para o desenvolvimento do projeto, então, entre os materiais que podem ser postados aqui se encontram:

  • Versões do caderno; 
  • Documentos relacionados ao projeto de extensão/pesquisa/trabalho desenvolvido; 
  • Artigos finalizados escritos pelo grupo, estes relacionados a temática desse trabalho;

​Demais documentos devem ser anexados em um novo post do blog, devidamente documentado.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.