Pular navegação

Tijolo

Propósito e regras de funcionamento

icon created by tchavn

Tijolo: ti.jo.lo. sm substantivo masculino
1.bloco de barro cozido ou seco ao sol, ger. em forma de paralelepípedo, us. em construções. 2. a cor avermelhada do tijolo.

Conhece-se pelo nome de tijolo um elemento/material de construção, geralmente feito com massa de barro cozida, que apresenta a forma de um paralelepípedo rectangular e que permite levantar/erguer muros e outras estruturas. Graças às suas dimensões, um pedreiro pode colocar/assentar um tijolo usando apenas uma mão, o que facilita as tarefas. O tijolo é o menor elemento construtivo estrutural e sua utilização na construção começou há cerca de 11.000 anos, durante o Neolítico. Não se tratava, no entanto, dos mesmos elementos que são usados hoje em dia, uma vez que se foram mudando os materiais, as formas e as dimensões ao longo do tempo. Hoje, os tijolos costumam ser feitos de argila, que combina silicatos hidratados de alumina, ilite, caulim (caulino) e outros minerais. Graças à cocção a altas temperaturas, a argila é mais resistente do que o adobe. É possível distinguir entre o tijolo maciço (o qual apresenta menos de 10% das perfurações no seu plano superior ou base), o tijolo furado (as perfurações ocupam mais de 10% da base), o tijolo manual ou telha (com planos rugosos), o tijolo oco (com numerosas perfurações para reduzir o seu peso) e o tijolo refractário (que resiste às altas temperaturas), entre outros.

Como com o tijolo conseguimos construir coisas, a Moeda Social "Tijolo" poderá ser usada para "construir" coisas relações de trocas, serviços etc


Propósito e regras de funcionamento

Projeto de organização econômica e social proposto para o Desenvolvimento das relações dentro da comunidade de estudantes e Curso de Arquitetura da Faculdade Pitágoras - Betim para autogestão dos projetos na comunidade.

Apresentação

O objetivo é buscar o lastro para uma forma alternativa de economia solidária através de uma moeda social: o Tijolo.
O desenvolvimento comunitário sob a égide de uma forma econômica e solidária de reconhecer o suor de quem é agente do cotidiano na comunidade.

A iniciativa visa estabelecer um processo colaborativo de autogestão dos projetos e iniciativas na comunicade acadêmica garantindo acesso, trocas etc. a estudantes, docentes, comunidades etc. e abrigando processos de formação e ocupação social dos territórios e espaços sociais da cidade.  
 
Os territórios da cidade possuem um histórico de ações sociais e culturais junto às suas comunidades e realizam suas atividades muito antes da institucionalização governamental da cultura.
        
A economia solidária servirá de gancho de gestão criativa para os territórios viabilizado através da organização coletiva, de seus agentes, da oferta e procura de produtos, serviços e saberes com e entre estudantes, faculdade, usuários, público, agentes comunitários etc. no espaço pela troca direta e também através da moeda social “Tijolo” tendo como plataforma de apoio a plataforma Corais.org

Funcionamento:

As comunidades, grupos e coletivos poderão oferecer produtos e serviços de produção diversas, assessorias, organização de eventos e formação tendo como alicerces o comércio justo e a economia solidária.
 
Os produtos e serviços oferecidos publicamente devem possuir o preço aberto e a moeda social "Tijolo" se torna uma outra opção para contratação além das formas atuais (contratação em reais ou troca direta entre produtos e serviços). Desta forma associado a cada produto e serviço  teremos um valor associado em "tijolo" que visa flexibilizar o acesso de estudantes, agentes comunitários etc.
 
A circulação de "tijolos" será administrada de forma aberta através de uma plataforma digital aberta onde cada indivíduo terá uma conta pessoal que serão creditadas e debitadas de forma automática e interativa.
 
O Lastro dos "tijolos" será garantido através da capacidade de oferta de produtos (entrada em eventos, produtos diversos, insumos etc.) e serviços (serviços gerais, serviços de apoio, videoclipes, registro fotográfico, release artístico, identidade visual etc.)  e saberes (oficinas e consultorias) pelos participantes da rede de economia solidária
 
O objetivo da moeda social não é o acumulo de capital (ou de merrecas) e sim facilitar as relações locais entre atores sociais e culturais e ter um instrumento balizador de trocas diretas possibilitando também um acesso maior a tudo que for ofertado nos espaços culturais e de convívio e interação social dos territórios culturais. O uso da moeda social não impede a doação de produtos e serviços ou a oferta gratuita dos mesmos durante eventos ou ações nos espaços culturais e eventos, possibilita entretanto que indivíduos e grupos viabilizem seus saberes e fazeres em arranjos econômicos locais tendo uma moeda social como instrumento de apoio.

Para conseguir créditos em "tijolos" qualquer pessoa pode oferecer produtos e serviços adotando este câmbio.  

Parte das tarefas de planejamento ou execução dos projetos podem ser mapeados e valoradas em "tijolos" de modo que indivíduos integrantes rede de economia solidária ou das comunidades atendidas possam executar estas demandas de acordo com sua disponibilidade e interesse e receberem por isso um crédito social. Estas ações incluem projeto e execução de reformas, projeto e execução de construções, projetos e execução de urbanismo, apoio em eventos e ações nos espaços culturais dos territórios, dentre outros,.  
 
A lista de tarefas com uma proposta de valor em "tijolos" e periodo de execução destas ações podem ficar disponíveis aos interessados no blog do projeto,faculdade ou ambos, e aberta a sugestões de atualização incluindo atualizações nos valores, periodicidade e também inclusão de novas tarefas, de acordo com a vivência nos espaços e acordo comum dos ajustes propostos.
 
Uma vez estabelecido os acordos sobre alguma ação envolvendo "tijolos" o crédito deve ser debitado à pessoa em até 24 horas após a conclusão da atividade. A execução parcial da atividade não resulta em crédito parcial o que não impede quando for possível do envolvido combinar um retorno para finalizar a tarefa quando ocorrerem imprevistos na execução.
 
Os eventos realizados pelos grupos ou comunidades podem aceitar "tijolos" como entrada e podem ter uma boa oferta de produtos, serviços e alimentos cobertos por esta moeda social.
 
Alguns produtos ou serviços podem ser exclusivamente ofertados em moeda social não podendo ser comprados em dinheiro. Um exemplo de produtos nesta linha podem ser as camisas e adesivos dos projetos coletivos, comunidades e grupos.

Um exemplo que pode ser utilizado é em projetos coletivos, por exemplo: 

Um projeto de viabilidade e mapeamento no territorio do Alterosas:
Cada 1 hora de atividade vale 10 tijolos (Tj$).
Serão 7 encontros de 4 horas cada, então cada pesquisador deve finalizar o trabalho com um saldo de - Tj$280, cada parte deverá ser "pago" a cada encontro.

Regra: A cada atividade cada pesquisador deve:
1 - postar (comentar) a atividade realizada no Corais;
2 - Inserir os dados coletados através da ferramenta escolhida (formulário google ou planilha corais)
3 - Realizar uma transação no módulo de Moedas Sociais no Corais.
 - transferir Tj$ 40 do usuario-banco para a sua conta pessoal
O usuário-banco é um usuário registrado no projeto que possui poderes especiais. Ele pode ser usado como um banco comunitário, tendo seus limites equivalentes ao lastro produtivo da comunidade.

Como realizar uma transação (pagamento em moeda social)


Após realizar as atividades de pesquisa, e postar as informações, siga os passos abaixo:

ATENÇÃO: a tarefa deve estar "em andamento". Caso esteja "concluída " , clique na palavra "completada" para que ela fique "em andamento".

  1. Na tarefa, clique em "Adicionar transação". Na janela de criar transação:
  2. Escolha a tarefa que você executou;
  3. Escolha a moeda "tijolo"
  4. Em "motivo da transação", escreva o nome da atividade
  5. Em "conta a ser debitada", escreva o numero/nome da conta usuário-banco
  6. Em "conta a ser creditada", escreva o número/nome da sua conta
  7. Em "quantidade", digite o valor correspondente
  8. Clique em "Salvar".

Para ver os números de conta. Caso o link não funcione, siga os passos: ir no módulo "Moeda social", depois em "Visão geral de saldos" e em "Versão para impressão". Localize o seu nome e veja o número de sua conta.

Variação

MínimoMax
0,1000,

Divisions

Valor Relativo

1

Comentários