Corais
Coisas que caracterizam Curitiba:
- Pontos Turísticos
- Inverno/Frio
- Biarticulado/ Tubos
- Largo da Ordem/Bares
- Bondinho
- Mercado Municipal
- Metro
De onde viemos
Antes da chegada dos europeus, os índios Tingui moravam na região e chamavam as terras cobertas de araucárias de Kur yt iwa, que significa “pinheiros em abundância”. Em seguida vieram os garimpeiros, bandeirantes e tropeiros. A vila tornou-se rota comercial entre RS e SP. Após a Independência do Brasil, chegaram diversas ondas de imigrantes europeus, árabes e orientais, principalmente alemães, italianos, poloneses, libaneses, ucranianos e japoneses.
Clima imprevisível
Curitiba está a 930 metros acima do nível do mar e as temperaturas são imprevisíveis. Pode fazer calor equatorial em meados de julho ou frio glacial no natal, ou ainda os dois no mesmo dia (pura verdade). No inverno a neblina (falamos muito serração também) costuma fechar o aeroporto. Evite os horários de voo muito cedo ou muito tarde. Quando vier a Curitiba traga sempre um casaco para não ser surpreendido. Um guarda chuva também é recomendado.
Curitibanês
Curitibano tem sotaque, apesar de dizermos que não temos e que falamos o correto. Carregamos na letra ‘E’ do final das palavras como o famoso leitE quentE. Há também algumas palavras típicas daqui, como:
- Vina = salsicha de cachorro-quente;
- Bexiga = balão de festa;
- Piá = menino, rapaz;
- Penal = estojo de lápis e canetas;
- Tigrada = gente brega;
- FONTE: Baseado no Guia Essencial de Curitiba
Diversos
- - Não se assuste se ver um cara de sunga bezuntado de óleo andando de bicicleta na rua. É o famoso Oil Man. Inofensivo.
- - Se for a algum lugar e tiver fila, respeite.
- - Jogar lixo na rua, nem pensar!
- - Se pedir informação ou perguntar algo específico a alguém estranho, não espere mais do que apenas um resposta curta e direta.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 653 acessos
- Imprimir
PDF
Comentários