1. Construção de debate sobre comunicação pública
2. Construção de ações para a semana democom
1. Construção de debate sobre comunicação pública
Data: 29 de outubro, às 19h
Local: auditório FAP (a confirmar)
Objetivo da atividade: Entender melhor o conceito de comunicação pública e o papel que ela cumpre (ou deveria cumprir) na sociedade. Esse debate nos trará elementos para incidir sobre nossa realidade, em especial aqui no Paraná. Temos aqui no Estado canais de TV e Rádio públicos, como a Educativa (atual É-Paraná), que fica à mercê dos mandos e desmandos das trocas de governos. Os canais se tornam então, estritamente estatais, ou, o que é pior, privados. Entender e refletir sobre a comunicação pública, portanto, se torna imprescindível para ou outro tipo de comunicação, plural e diverso. Este debate nos remete diretamente à necessidade de democratização da mídia. Essa luta estabelece, entre outros, o fortalecimento da comunicação pública.
Os artigos 221 e 223 da Constituição Federal estabelecem que o serviço de radiodifusão deve promover a cultura regional e nacional, o estímulo à produção independente, a regionalização da produção cultural, artística e jornalística e atuar - orientados pela complementaridade dos sistemas públicos, privado e estatal - para garantir a pluralidade e a diversidade e equilibrar fluxos de comunicação. No entanto, o que temos é um Sistema Brasileiro de Comunicação orientado, majoritariamente, por interesses comerciais, com limitada participação popular nas decisões do setor e ausência das várias identidades nacionais nos retratos feitos pelos meios. O povo não produz, decide sobre a comunicação e não se vê nestas representações.
Assim, o debate não é restrito ao campo da comunicação, é de todos os atores sociais. E, nesse momento, o objetivo é também debater de que forma o incentivo e a divulgação das diversas manifestações artísticas regionais são prejudicadas quando não temos, na prática, os princípios da comunicação pública.
Proposta inicial de Programação:
Comunicação Pública: informações plurais e diversidade na cultura
19h20 Saudação inicial
19h30/20h – Fala dos sujeitos da comunicação e da cultura
A ideia é fazer uma fala inicial provocadora do debate, que traga elementos da prática para visualisarmos melhor o debate sobre o tema da comunicação pública. As falas não ficam restritas a experiências pessoais, a proposta é que contenha um panorama mais amplo do contexto presente a cada um dos campos - comunicação e cultura.
- Silvia Valim (Jornalista e Diretora do SindijorPR) para falar da situação de precarização de trabalho que os jornalistas vivem atualmente, em especial pela sua experiência, dos profissionais da RTVE;
- Ulisses Galetto (Músico e integrante da Frente Acorda Cultura Curitiba) pra falar do ponto de vista do campo artístico, tentando responder que espaços existem/existiam na grade da mídia (pública e privada) para visibilidade da cultura regional e paranaense;
- Nelson Settani (produtor e membro da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná - Avec) para falar do ponto de vista da produção audiovisual, se há espaço para o segmento na mídia tradicional (privada) e pública.
20h/20h30 – Exposição Jonas Valente – O objetivo é que ele aborde os temas abaixo relacionando-os com os depoimentos feitos pelos sujeitos da comunicação e cultura.
-
O que é a comunicação pública, o que prevê a legislação, quem a produz, como a população participa na sua gestão, que conteúdos visibiliza
-
Panorama da comunicação pública no Brasil – contextos EBC e TV Cultura
-
Implementação dos canais da cidadania – o que é, como devem operar
-
Plano nacional de Outorgas – o que tem a ver com realidade local e relação com cultura
20h30/21h – Debate aberto
21h/21h30 – Construção de ação – Diante do contexto apresentado, o que o campo da comunicação e cultura - e mais setores - podem fazer com relação à garantia de participação na construção de uma comunicação verdadeiramente pública no Estado?
A proposta inicial é de construir uma nota/carta sobre situação da TV e rádio educativa do PR.
22h – Encerramento
EIXO
|
AÇÕES
|
INFRAESTRUTURA
|
- Fazer ementa para passar para pessoas que farão relato (Liz e Di). Até 06.10 - Articular local: 1° local FAP (Ulisses) – preparar carta de apoio (Liz – até 06.10). 2ª opção de local – UFPR (articular com Faxina/NCEP – Fran). 3ª opção – Teuni.
|
MOBILIZAÇÃO
|
|
COMUNICAÇÃO
|
|
2)Construção de ações para a semana Democom
A avaliação do grupo é que nossos esforços estão voltados para construção do debate sobre comunicação pública e há a demanda formativa interna em teatro e outras expressões de comunicação. A ideia é fazer anterior ao debate com Jonas uma atividade mais leve.
Proposta – realizar uma formação em local aberto sobre serigrafia (Renata) e teatro do oprimido (educadora Curso com popular/Nena). Levar lanches (todxs)
Encaminhamentos: articular com assessoras para atividade (Diangela)
Criar arte e evento no facebook para divulgar para público em geral (Renata/Anu?)