Pular navegação

Archive: julho 2012

Transmissões coletivas e Jornalismo colaborativo

Esta é uma ideias que comecei a desenvolver no projeto de Vídeos Sociais (que explora possibilidades de socialização por meio de recursos audiovisuais) do Instituto Faber Ludens, e que é uma visão de futuro para o jornalismo colaborativo, onde pode-se criar facilmente um canal de transmissão, produzido coletivamente e participar de um canal multimídia, por meio da transmissão coletiva.

Para quem quer produzir o canal

A ideia central é que um grupo de pessoas que esteja participando presencialmente de um mesmo evento ou acontecimento possam criar rapidamente um canal multimidia de transmissão online e ao vivo, utilizando seus celulares para gravar videos, tirar fotos, comentar em audio ou digitar mensagens.

Visões do futuro do jornal

Reuni aqui uma coleção de 7 vídeos selecionado pelo Frederick van Amstel, com diversas visões sobre o futuro do jornal e das publicações. Deixei alguns comentários e marcações sobre os pontos que me chamaram mais atenção em cada uma das propostas.

Tablet Newspaper (1994)

O vídeo "The Tablet Newspaper: A Vision for the Future" foi criado pelo Knight-Ridder Information Design Lab e prevê uma série de boas idéias sobre jornais em tablets (assista a partir de 4"36 para ver diretamente a visão de futuro proposta):

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.