Controle de cilindros de gases medicinais - uma possibilidade a partir da tecnologia de RFID.
Controle de cilindros de gases medicinais.Um exemplo do Japão.
Estima-se que existam cerca de 15 milhões de cilindros de gás em distribuição no Japão. Uma variedade de gases, tais como oxigénio, hidrogénio e CO2 são amplamente utilizados na indústria e também há um grande número de cilindros de gás de alta pressão em uso. Mas não havia nenhum método padronizado de gestão de cilindros de gás. Algumas empresas tentaram gerenciá-los usando sistemas de código de barras internas, enquanto outras empresas usaram números gravados nos cilindros.
É difícil determinar o verdadeiro proprietário de um cilindro uma vez que um terço dos distribuidores de gás não têm adotado um sistema de código de barras. Eles só podem ler visualmente o número gravado em um cilindro e copiá-lo em um formulário de papel. Cilindros de alta pressão negligenciados ou faltando é um problema muito sério por causa do risco de explosão devido à corrosão.
As empresas associadas da JIMGA tentou resolver o problema usando um sistema de código de barras, mas não foi bem sucedido já que não havia nenhum método de gerenciamento de código de barras padronizados e não a interoperabilidade entre os fornecedores de gás. Além disso, as etiquetas de código de barras não são resistentes o suficiente para as operações de negócios em um ambiente tão duro.
O Comitê JIMGA decidiu então tentar usar EPC / RFID para a gestão cilindros de gás. Foi desenvolvido vários tipos de EPC / RFID Tag acoplável a vários tipos de cilindros bem como os software.
Cada marca de codificação GRAI é lido ou escrito em postos de abastecimento de gás por meio de scanners de mão e caminhões que transportam cilindros etiquetados com RFID que ao passar por portas com antena para a leitura registram a maior parte de seus embarques seus de cilindro.
Ao utilizar o sistema RFID padronizado, JIMGA espera não só resolver problemas como a manipulação de cilindros negligenciados ou em falta, mas também realizar uma distribuição mais eficiente dos cilindros de gás como a gestão de ativos.
* Em relação a JIMGA :
JIMGA é uma associação que se esforça para melhorar e racionalizar a produção, distribuição e utilização de gases industriais e medicinais, bem como a produção e comercialização de instalações e equipamentos associados com gases medicinais e equipamentos associados com a terapia em casa. Número de empresas associadas: 1200.
- Faça o Login para adicionar Comentários
- 2718 acessos
- Imprimir
Comentários