Pular navegação

O que é Design Livre?

Ajuda

O que é Design Livre?

Para discutir possíveis definições.

Comentários

#1

Design Livre é uma maneira de fazer design ou qualquer modo de projetar pode virar Design Livre?

#2

Não é nada disso. Design Livre é ensinar qualquer interessado a projetar.

#3

A proposta do Design Livre é compartilhar o processo criativo, entregando junto com o produto o conhecimento gerado por sua concepção. Este conhecimento pode ser utilizado para modificar o produto, estender suas capacidades ou criar novos produtos. Os protótipos desenvolvidos, os rabiscos, os diagramas e os métodos utilizados ficam à disposição do usuário para consulta e remixagem. O objetivo do Design Livre é promover a colaboração entre comunidades de usuários, designers, não-designers e anti-designers.

#4

Acho que vai mais além: é não reter o conhecimento sobre os meios e os métodos, sobre os 'porquês'; é desmistificar as estapas e processos do desenvolvimento de um projeto.

Ensine como se faz, por exemplo, para criar uma cadeira e com certeza outros darão valor ao seu trabalho, pois saberão o quanto você suou para chegar ao resultado final (estou falando de todo o processo: pesquisa de mercado, teste de materiais, ergonomia, estudos de economia de material e transporte, estilo, etc...)

Se muitos projetos tivessem sido tirados da gaveta tempos atrás, ao invés de esperar o 'melhor momento',  é bem possível, por exemplo, que já  tivéssemos alternativas viáveis ao combustivel fóssil em operação a muito tempo.

O design livre é o meio de se fomentar a troca de idéias para que elas rapidamente se transformem em uma idéia maior, e que esta chegue rapidamente ao conhecimento de pessoas que podem torná-la realidade: é juntar o criativo ao pró-ativo.

Acredito que o Design Livre seja o melhor meio de disseminar idéias que colaborem para o desenvolvimento da sociedade (pois estas vão chegar ao conhecimento de quem tem o recurso para aplicá-las) e também para que profissionais e empresas se tornem mais transparentes, mostrando como seu trabalho funciona (e que ele não é tão simples quanto alguns podem pensar).

#5

Isso já acontece a um bom tempo com o movimento open source na área de software, mas no hardware isso é um fenômeno recente....

#9

Acontece no software livre com o código, mas não com o processo. Não existe um conceito de 'desenvolvimento livre' instituído, porque a guerra de egos é grande. Nisso o conceito de design livre é bem superior.

#6

Bom, supondo que o Design é uma atividade ontológica humana a grosso modo o Design Livre poderia ser visto como um conhecimento a respeito de técnicas, processos e metodologias, disponível a todos, não necessáriamente designers, mas que tenham interesse ou necessidade em projetar?

#7

Gostei da sua delimitação, Rafael. Só ressalto que seria um conhecimento tipo praxis, um conhecimento vivo, não em livros.  

#8

Atualização:

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.