Pular navegação

Referências para atividades após a peça (exposição)

Referências para atividades após a peça (exposição)

Coloquem aqui algumas referências para as atividades de exposição que acontecerá depois da peça, a ideia é testar novas atividades para Semana do Meio Ambiente - Projeto Grael.

Comentários

#1

Aproveitando temas da copa, uma ONG do nordeste propos um projeto para cada gol marcado na copa, que fosse criada uma area de preservação para o Tatu, animal que inspirou o personagem da copa.

http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/2106/cientistas-estimula...

#2

Um sistema que simula impactos em um ecossistema, se alguem baixar dá o feedback se é legal mesmo.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/servicos/8455-plataforma-eletroni...

#3

Não é bem um exemplo de atividade para a exposição, mas é uma proposta bem interessante, um repositório de ações e projetos relacionados a temas sociais. Serve também como rede de interessados nos assuntos. Talvez cadastrar as atividades do IAM nesse sistema seja interessante para aumentar a rede de ideias.

http://www.comopodemos.com.br/

#4

Outra referência para um bom network é o Caio Dib, fez uma pesquisa de boas praticas educacionais pelo brasil.

http://caindonobrasil.com.br/

#5

Estou me perdendo nas referências, mas são coisas tão legais que vale a pena registrar.

Caso o instituto ainda não esteja concorrendo, vejam o que acham dessa parceria da Ashoka com a Fund Lego, são projetos no mundo inteiro concorrendo a premios em dinheiro pelo impacto que tiveram.

http://www.changemakers.com/pt-br/aprenderbrincando

#6

Esse pessoal do changemakers está sempre publicando oportunidades, muitas já finalizaram, mas vejam como eram interessantes, é bom ficar de olho:

http://www.changemakers.com/pt-br/opportunities

#7

Galera pensei numa linha pedagógica para seguirmos dentro da Exposição "do Início ao Fim do Mundo".

Temos umas fotos que mostrávamos na peça bem chocantes mostrando o efeito de cada uma das críticas feitas na peça:

- agrotóxico

- aquecimento global

- desigualdade social

- tráfico de animais selvagens

- etc

Dentre desta proposta esta seria a ponta do Ice Berg, e o que exploraríamos na exposição seria a parte submersa de corpo de gelo, ou seja, o que está por trás de tudo isso.

Envio em anexo um proposta quanto a esta parte submersa da problemática.

vlw

#8

Esse instituto trabalha com educação em formato de jogos que os proprios alunos constroem e depois jogam.

Talvez possa dar alguma ideia para as atividades.

http://www.instituteofplay.org/work/

#9

Essa galera do Institute of Play faz essa dinamica de aula usando o simcity, que demais.

Dá para baixar e usar de graça, se tiverem um tempinho deem uma olhada, parece muito bom. O video mostra mais o feedback das crianças do que o jogo, mas afinal, é isso que importa.

https://

Esse é o site oficial para baixar o jogo.

http://www.simcityedu.org/

#10

Não entendi muito bem todo o jogo, mas o jogo funciona via skype, acho lindo essas estratégias de usar sistemas prontos para um game, reduz a responsabilidade tecnica e se preocupa com o conteúdo e propósito.

https://novoed.com/education/blog_posts/23621?data_type=report

#11

Como sou novo na área, achei muito legal esse livrinho sobre jogos sociais de coperação, brincadeiras simples para quebrar o gelo ou integrar a turma. Acho que o Jay já faz essas coisas em suas dinamicas.

http://www.freechild.org/gamesguide.htm

Como estamos falando do meio ambiente, gostei da brincadeira de fazer chover:

Rainmaker 

Props: None 
Purpose: Nonverbal communication, Closing activity 
 
Procedure: Have the entire group sit in chairs, or on the floor, with their hands free 
from stuff and the feet firmly planted on the floor. Say something to the effect of 
“Sometimes we might feel like we want to achieve the impossible, and that our 
collective work will never finish. Right now we have a chance to make a change; 
we’re gonna make a rainstorm.” Instruct the group to do the action you do, but only 
when you look at them to do it, and to keep doing that action until another 
comes. When its time, slowly look around the entire circle. The group should continue 
doing the movement until you look at them with a new one. 
1. Start by going “Shhhh…” like a windy day. 
2. Then rub your palms together, and slowly show that to the entire group. Do each 
motion for as long as it takes to get around the group. 
3. Then snap your fingers sporadically. 
4. Then clap your hands way out-of-rhythm. 
5. Then slap the tops of your legs. 
6. Then stomp your feet. 
7. And then do everything in reverse! 
I like to end with the statement “Now you know how to make a rainstorm. Let’s go 
and make positive change in the world!” and send the group off. 

Essa outra acho que o Jay já faz, mas realmente interessante para o fechando da aula, um resumo do que foi falado.

Leafs on the Tree 
Props: One sheet of flipchart paper, markers, and construction paper 
Purpose: Reflection, closing activity 
 
Procedure: Draw a picture of a tree on a flip chart including roots, trunk, branches, 
leaves and fruit – or however you want. Give each participant a leaf cut from 
construction paper. Ask them to write on the leaf something they are taking with 
them from the training. Then have the group stand in a circle. Then, each person 
shares what their leaf says and attaches it with tape to the tree. People can put their 
leaf wherever they want on the picture of the tree depending on what they take with 
them, but I never state this in advance. The trainers go last and process the activity 
by noting the symbolism of what it means to be the roots, the trunk, the leaves and 
the fruit, or not on the tree at all. 

#12

Nao é exatamente uma referencia para exposição mas achei muito interessante algumas atividades que despertaram o interesse das crianças e criatividade.

http://issuu.com/uirapuru/docs/aulas_inspiradoras

Um abraço professores

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.