Pular navegação

LETS - Saneamento Ecológico

LETS - Saneamento Ecológico

Postagem criada para adição de conteúdos relativos ao saneamento ecológico.

Abaixo compartilho a pesquisa realizada por mim, Bruna, sobre o Ecosaneamento para a elaboração de material de divulgação (folder) pelo IAM. 
 
Referências:
http://www.ecoeficientes.com.br/saneamento-ecologico-vs-convencional-3/
http://espaconaturalmente.blogspot.com.br/p/tratamento-de-agua-cinza.html
https://gaiasustentavel.net/2015/05/29/praticas-em-saneamento-ecologico/
https://ecovidanaindia.files.wordpress.com/2013/09/rascunho.pdf

Realizam serviços:
https://ecotelhado.com/produto/sistema-integrado-ecoesgoto/vermifiltro/
https://aldeiadamataatlantica.wordpress.com/2016/03/17/ecosaneamento/

Como disse, estou elaborando um folder e enviarei uma versão preliminar em breve por aqui para que teçam observações a serem adicionadas/modificadas/construídas. Este material é parte integrante do Projeto EcomAgente que este ano foi apoiado pelo CESE. Conto muito com a colaboração de vocês, e principalmente dos mais envolvidos na questão do saneamento.
 

Comentários

#1

Olá Bruna, acredito que para o desenvolvimento desse folder/apostila (folha A4 dividido em 3 partes) sobre o Saneamento Ecológico, assim como fizemos para a Compostagem Doméstica e Agricultura Urbana,  seja fundamental o foco em quais tecnologias ou tecnicas poderiamos paresentar.  A proposta talvez seja divulgar algumas das tecnologias para estimular quem receber o folder ganhar um estimulo para comnhecer mais.

Como uma introdução seria interessante desenvolvermos um ou dois paragrafos sobre o Porquê de tratar o esgoto e estimular para ter um olhar do esgoto como fonte de recursos (transformação) e não como um problema para manter a distancia. 

Enfim, pensei  em quatro tecnicas para incluirmos no folder saneamento ecológico para o tratamento das águas residuais - esgoto. Acredito que essas 4 já dariam um ótimo folder para divulgação. 

- Banheiro Seco;

- Vermifiltro;

- BET - Bacia de Evapotranspiração;

- Biodigestor e biosistemas;

Acho que seria interessante incluir um comparativo entre essas tecnicas em reação a custo para implementação/ manutenção necessária/ viabilidade (terreno, volume, obras necessárias);

Vamo q vamo

Abs

Vini

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.