Pular navegação

Toró de Ideias pro Coletivo

Toró de Ideias pro Coletivo

Pontos: 2

Pessoas lindas,

a ideia que venho colocar na roda é que aproveitemos o mote da cobertura colaborativa do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da
Chapada dos Veadeiros para nos organizarmos enquanto coletivo (ou outro tipo de "entidade" que venhamos a ser).

Aqui, podemos começar um toró de ideias para o nosso nome, que reflete o "quem somos", né?

O que vamos levar da Teia, e o que entra de novo?

Daí vamos caminhando pro plano de trabalho, as funções de cada um, etc.

Bora?!

Sugestão de perguntas:

- Quem somos?

- O que fazemos?

- O que queremos?

- Como fazemos?

Comentários

#1

Maravilha! Em frente na construção. 

#2

Opa bonequinha steph...então tinha comentado sobre isso no grupo...nosso nome e pra que passaremos a existir, cada um em cada canto fazendo a diferença... Quem somos? Somos pessoas físicas, de todo país, (participantes ou não de pontos de cultura). O que fazemos? Fazemos comunicação, através da fotografia, vídeo, mídias sociais etc. O que queremos? contribuir de forma colaborativa, nos eventos culturais propostos, cada um com suas especificidades. Como fazemos? - Fazemos de forma colaborativa, antes, durante e depois do evento. Antes - cada um em cada canto (cidade), pode ir colaborando para a divulgação do mesmo, com sua forma de trabalho, usando seu próprio equipamento. Durante - Comunicação colaborativa, fotografando, editando, compartilhando usando as mídias sociais. Depois - armazenamento de informações, backupes etc. Quantos aos nomes para o nosso coletivo, acho bacana o coletivo Armaria mainha, porém pude em alguns momentos observar cada um, sempre faço um estudo sobre as pessoas com perguntas, ou indagações, que guardo comigo, e anoto ao chegar de cada evento. É uma forma q eu tenho de aprender a me comportar e agir com cada um, claro nem sempre isso possível, mas a gente tenta. Pude observar o espirito de liberdade de cada um, comum nesse mundo cultural em que vivemos, em alguns, observei esse espirito, porém ainda preso, mas com uma vontade enorme de se libertar...Então todas as vezes que penso em vcs, penso nas palavras, impetuosidade, liberdade, solidão, alegria, luta, aventura, vontade, atitude e união. Resumindo: Um vontade enorme de viver, de forma livre, mas com suas limitações. Penso em nomes para sugestão como: Andarilhos, mochileiros, viajantes, algo assim...ajudem-me tipo: Viajantes colaborativos... abraços cheios de saudades em todos.... em especial, saudades do amigo chiquinho, Flávio, Tonho, Rodolfo, Cristalina, Odyr, Pat e Pc...xerus meus lindos

#3

Massa!
Acredito que Day dá um start massa, inclusive já podemos sstematizar essas informações.
E, particulamente, não me identifico com essa história "Armaria Mainha", rsrsrs.
Minha contribuição para a identidade é: Candeeiro Cultural ou Candeeiro Comunicação Colabotativa.
Gosto muito do sentido e do som dessas palavras.
Saudades de todos e vamos seguindo!


 

#4

Flávio, não sei se vc viu no grupo do facebook, mas o nome era provisório, na verdade foi uma brincadeira do Cléber...

#5

Manos e manas, ainda dá tempo de escrevermos nossa proposta pro evento, será? será que Cleber Rocha Chiquinho conversou com o camarado que ele conhece ligado com a coordenação do evento? se acha convêm ainda, sugiro que dividemos (do verbo "dividir-alegrias") a escrita em alguns tópicos em algumas pessoas-chaves e daí, a partir da escrita da pessoa-chave sobre o tópico fazemos os acabamentos finais. a partir desta idéiassugestão elenco  - logo abaixo - aguns ítem que pra mim são funamentais.

Ítens de escrita da proposta:

1-Histórico do coletivo.

2-Proposta de como se dará a cobertura colaborativa (especificando os equipamentos que levaremos e que precisaríamos).
3-Explicação de como se dará e pra quem será as oficinas.
4-Descrição das oficinas (vídeo, fotografia, mídias-sociais, que mais?).
5-Currículos resumidos dos integrantes do coletivo-de-camaradas.
6-Proposta orçamentária.

Me proponho a escrever o ítem 3 e e parte do 4 (oficina de vídeo), posso também formular o ítem 6.

Mas só começarei a escrivinhar se vocês acharem que a idéia aí toda de escrita convém pra gente...

#6

Mt bom Luis, sugiro que a partir do que vc expositou, publiquemos esboços de projetos, lembrando que Paty enviou um e-mail no gmail, com a proposta enviada por Chiquinho, que tal darmos uma passada lá, ou é preferivel trazermos pra cá? isso requer urgência minha gente, pois daqui  a pouco chega o da e ainda estaremos discutindo sobre o nome etc. GALERA da comunicação vamos participar, sugiram nomes ja temos a minha e de Flávio:

* Viajantes colaborativos

*Candeeiro Cultural 

*Candeeiro Comunicação Colabotativa.

E ai mais alguma sugestão? e o projeto em cima do que Luis falou, amanha posto algo relacionado...

AVANTE GALERA BOUAA...XERU

#7

PROPOSTA DE COBERTURA COLABORATIVA

PARA O ENCONTRO DA CULTURA POPULARES

DA CHAPADA DOS VIADEIROS 2014

Constitui objeto deste PROJETO a formação de jovens de comunidades tradicionais em multimídias colaborativas para a realização de Cobertura Colaborativa de Comunicação da XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2014 no período compreendido A Cobertura Colaborativa de Comunicação reunirá os jovens selecionados pela organização do evento. O objetivo de registrar a XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2014, a partir de diferentes linguagens e segmentos de mídia tais como fotografia, captação e edição de vídeos, tratamento de imagens (fotos e vídeos),  streaming, web-radio, web-tv, criação de artes e design, mobilização e  monitoramento de redes sociais, dentre outras, utilizando os conceitos de mídia  livre, colaborativo e trocas de experiências.As categorias das oficinas dos trabalhos serão distribuídas da seguinte

a) Fotografia;

b) Rádio/áudio;

c) Mídias sociais (analistas/mobilizadores e criação de artes e design);

d) Audiovisual (repórter/entrevistador, captador de imagens e editor de imagens).

De acordo com a categoria a que se inscreveu.

a) Articulação com equipe de comunicação local;

b) Mobilização de voluntários locais;

c) Criação, edição e divulgação de conteúdo;

d) Alimentação, de forma descentralizada, do site da XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros e dos perfis em redes sociais a serem definidos pela  Comissão Organizadora do evento, divulgando constantemente as ações  antes, durante e após o encontro nas redes sociais e demais canais de  divulgação e comunicação.

a) Auxílio de custo para 08 profissionais no valor de R$100,00 (cento e cinquenta reais) para cada período de oito horas diárias  trabalhadas.; pre-produção e produção durante evento totalizando 10 diárias por Educomunicador para realização do projeto no XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros .

b) As despesas referentes ao deslocamento, hospedagem e alimentação de 04 educomunicadores serão de responsabilidade da organização do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada .

OBS :Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação dos APRENDIZES selecionados serão cobertos pela Organização Do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

METODOLOGIA

Depois dos jovens selecionados pela organização da XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros sera oferecida uma formação em produção colaborativas de 03 a 05 dias, na comunidades locais com horários flexíveis de cada aprendiz,( noite, tarde e pela manha ) Capacitação nas áreas de Filmagem e Edição em Software Livre; Áudio; Rádio Comunitária; Design e Artes Gráficas; Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos Fotografia dos aprendizes selecionados pela organização do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros na Cobertura Colaborativa.

Detalhamento das Oficinas:

A) Oficina de Fotografia

carga horária: 20 horas/aula

Noções básicas de fotografia, manuseio de câmeras digitais, iluminação, velocidade;

fotojornalismo, retratos; prática registrando parte das atividades da TEIA Nacional 2014.

B) Oficina de Filmagem e Edição em Software Livre

Carga horária: 20 horas/aula

Manuseio de câmera, planos de filmagem, técnicas de iluminação, captura de áudio, Noções básicas Ferramenta livre de edição de vídeo KdenLive, técnicas de cortes, sincronização de áudio e video, transições, chroma key,prática de registro e edição de um vídeo.

C) Oficina de Gravação e Mixagem de Áudio

Carga horária: 20 horas/aula

Noções básicas de edição de áudios, utilizando Audacity e Ardour, captura, equalização, técnicas de cortes, efeitos e mixagem, prática durante as apresentações culturais.

D) Oficina de Rádio Comunitária

Carga horária: 20 horas/aula

Equipamento para montagem de rádios livres; como fazer um programa de rádio; apresentação; entrevistas; programação.

#8

VI O TEXTO POSTADO PELO PC AÍ ACIMA, ACHEI MASSA, INCLUÍ E MEXI EM UNS PONTOS, TALVEZ TENHA FICADO MAIS ORGANIZADO AÍ... DÊEM UMA OLHADA, ACHO QUE TEMO DE ENVIAR MEIO LOGO O TEXTO HEIN... ABRAÇOS... É NÓIS.

PROPOSTA DE COBERTURA COLABORATIVA

PARA O ENCONTRO DA CULTURA POPULARES

DA CHAPADA DOS VIADEIROS 2014

            O Coletivo Nome do Coletivo propõe este PROJETO que tem como objeto a Capacitação em saberes sobre "multimídias colaborativas" a jovens de comunidades tradicionais participantes da XVI Encontro de Culturas Tradicionais, bem como realizar a "cobertura colaborativa" do evento junto com a colaboração dos jovens participantes da Capacitação.  

            O Coletivo... junto aos participantes da Capacitação irão formar uma equipe para uma cobertura do  XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2014 a partir de diferentes linguagens e segmentos de mídia tais como fotografia, captação e edição de vídeos, tratamento de imagens (fotos e vídeos),  streaming, web-radio, web-tv, criação de artes e design, mobilização e  monitoramento de redes sociais, dentre outras, utilizando os conceitos de mídia  livre, colaborativo e trocas de experiências.

            As categorias das oficinas da Capacitação dos jovens serão distribuídas da seguinte maneira - de acordo com o interesse dos jovens e a categoria a que se inscreveu:

a) Fotografia;

b) Rádio/áudio;

c) Mídias sociais (analistas/mobilizadores e criação de artes e design);

d) Audiovisual (repórter/entrevistador, captador de imagens e editor de imagens).

            O grupo que realizará a Cobertura Colaborativa ficará responsável por:

a) Articulação com equipe de comunicação local;

b) Criação, edição e divulgação de conteúdo em redes sociais, sites, mídia virtual e impressa;

CUSTEIO

a) Auxílio de custo para 08 profissionais-oficineiros no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) para cada período de oito horas diárias  trabalhadas durante evento, totalizando 10 diárias por profissionais-oficineiros para realização do projeto.

 b) As despesas referentes ao deslocamento, hospedagem e alimentação dos profissionais-oficineiros fica a cargo dos organizadores do evento.

OBS :Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação dos APRENDIZES selecionados serão cobertos pela Organização Do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

c) A organização se responsabiliza em garantir espaço adequado para a realização das oficinas, em como equipamento de projeção data-show para serem usados como material didático.

METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO

Depois dos jovens selecionados pela organização da XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, ocorrerá as oficinas de capacitação com duração de  05 dias (4 horas/oficinas por dia).

Serão tratados nas oficinas as seguintes temáticas: Capacitação nas áreas de Filmagem e Edição em Software Livre; Áudio; Rádio Comunitária; Design e Artes Gráficas; Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos; Fotografia; Comunicação em Mídias Sociais.

Detalhamento das Oficinas:

A) Oficina de Fotografia

carga horária: 20 horas/aula

Conteúdo: Noções básicas de fotografia, manuseio de câmeras digitais, iluminação, velocidade;

fotojornalismo, retratos; prática registrando parte das atividades da TEIA Nacional 2014.

B) Oficina de Vídeo, Filmagem e Edição em Software Livre

Carga horária: 20 horas/aula

Conteúdo: Manuseio de câmera, planos de filmagem, técnicas de iluminação, captura de áudio, noções básicas de edição de vídeo em software livre;  técnicas de cortes; sincronização de áudio e video; transições; prática de registro e edição de um vídeo.

C) Oficina de Gravação e Mixagem de Áudio

Carga horária: 20 horas/aula

Conteúdo: Noções básicas de edição de áudios, utilizando Audacity e Ardour, captura, equalização, técnicas de cortes, efeitos e mixagem, prática durante as apresentações culturais do evento.

D) Oficina de Rádio Comunitária

Carga horária: 20 horas/aula

Conteúdo: Equipamento para montagem de rádios livres; como fazer um programa de rádio; apresentação; entrevistas; programação.

Contato:

Telefone, e-mail e facebook do coletivo e de alguns membros do coletivo.

#9

e) Oficinas de Mídias sociais (analistas/mobilizadores e criação de artes e design); Carga horária: 20 horas/aulas Conteúdo:Formas de compartilhamento nas redes sociais, dos materiais coletados pelas equipes de áudio e fotografia, depois de editados. Como realizar, públicar e compartilhar diariamente, várias matérias sobre as atividades do XIV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2014. OBS.:Luis se achar necessário das uma alterada para ajustar ao projeto ok. Acho q a escrita acima tá bacana, vamos acrescentar mais alguma coisa?

#10

Pra mim, com essa inclusão aí incluída, tá lindo lindo. Pra mim é só enviar a proposta. Quem fará essa movimentação final?

#11

Falta o nome do Coletivo e os contatos!!!! posso enviar e colocar mais alguns e-mails como cópia e assim que enviar, ligo para o Juliano e peço para ele avaliar a proposta!

#12

Quanto ao nome, façamos a partir de agora o tal do brainstorm, existem algins nomes propostos, vamos então passar a sugerir ou votar nos porpostos. 

Abração

#13

Seria bom que todos envolvidos deixassem os telefones, pois a Tim (se for o caso)dos telefones podem não funcionar, por preaucação deixemos os números e e-mails, se Chiquinho achar necessário colocar... day_teatro [at] hotmail [dot] com telefone - 82-9916-0443 estou a disposição para qualquer trabalho em que possa contribuir... abraços....

#14

Boas noites.

Segue, a construção do logo e do site já está de pé, iniciaremos as tarefas 6/11. As contribuições já podem ser acolhidas.

Responsáveis, por enquanto. Ike Banto, Luciano, Pamela, Marina, Raissa e Stephany.

Bora trampá kkk

abraços criativos.

#15

Massa, Luciano!

Acho que uma contribuição é pesquisarmos referências visuais. Cada um ir reunindo imagens, fotos, coisas que possam inspirar a criação.

De olho no nome, também. Que imagens tem um bando criativo?

Bora criar! :)