Pular navegação

Reunião de Planejamento do 9º Encontro da Rede de Culturas Populares e Tradicionais

Ajuda

Reunião de Planejamento do 9º Encontro da Rede de Culturas Populares e Tradicionais

Nos dias 27 e 28 de Abril, membros da comissão organizadora do Encontro de Culturas Populares e Tradicionais reuniram-se no SESC - Santo Amaro, Recife/PE.  O encontro acontecerá no segundo semestre, com data ainda a ser definida, em Serra Talhada/PE. A reunião teve como pauta o principal a definição das estratégias de ação, propostas, temas, diretrizes, papeis institucionais, recursos necessários, plano de comunicação e divisão de responsabilidades para realização do encontro. Para isso foram criados grupos de trabalhos ligados às áreas de comunicação e novas mídias, captação de recursos, áreas temáticas, produção e logística.

    O Encontro de Culturas Populares e Tradicionais será uma grande mostra cultural que abordará a produção artística, a culinária, o artesanato, e a religiosidade tradicional, além de aspectos fundamentais do universo simbólico da cultura popular e tradicional. Tendo como referência a diversidade nacional para estabelecer diálogos com as matrizes da cultura nordestina, sobretudo a cultura do Vale do Pajeú pernambucano. A região de Serra Talhada, terra de Lampião, capital do Xaxado e cidade sede do Ponto de Cultura Fundação Cabras de Lampião.

“Um encontro desses traz benefícios em todos os sentidos, sobretudo no tocante aos Pontos de Cultura, a cultura popular, porquê se você consegue trazer uma diversidade de pensamentos e opiniões tudo se converge em uma só reunião, que é o fortalecimento da nossa identidade cultural”, diz,  o Secretario de Cultura e Turismo de Serra Talhada/PE, Anildomá Willan de Souza.

    A expectativa do encontro é trocar e aprofundar vivências ligadas ao patrimônio imaterial, dos Povos que compõem as matrizes tradicionais da cultura brasileira. O Encontro de Culturas Populares e Tradicionais propõe ser um canal de interação entre as comunidades tradicionais através de exposições, rodas de conversa, grupos de trabalho, mostra de cultura alimentar, feira de artesanato, e apresentações artísticas, que recriarão o ambiente das festas populares e tradicionais.
“ O intuito é que a comunicação seja realizada de forma colaborativa. A expectativa é realizar uma formação em cobertura colaborativa utilizado software livre, uma semana antes do encontro, priorizando o uso de plataformas de trabalhos, mídias sociais livres, e portais colaborativo, a exemplo do Pontão iTEIA, garantindo a cobertura multimídia do encontro e a disponibilização dos conteúdos de maneira livre, estimulando a difusão dos conhecimentos livres, fala o representante da Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE e do Instituto Intercidadania, Eduardo Lima.

Foto: Sandro Barros

Pré-visualizarAnexoTamanho
img_9298.jpg
img_9298.jpg1.31 MB

Comentários

#1

Ciente. Obrigado pelo relato Sandro.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.