Pular navegação

4a Aula Virtual - Pauta em Prática

4a Aula Virtual - Pauta em Prática

Pauta em Prática

Olá Coralin@s, vamos à atividade virtual de hoje?

Ontem conversamos sobre conceitos e técnicas para organizar informações para produzir conteúdo jornalístico. Vamos exercitar isso?

Como vimos, o primeiro passo (depois de acender a lâmpada e ter a ideia brilhante, claro :) ) é construir a pauta da matéria que vai ser feita. O que querem pesquisar, construir, informar?

Sem medo, sem grilo. Vamos pensar em coisas simples, mas não menos interessantes.

Naquele esquema, pesquisando dados e história, entrevistando pessoas, escrevendo, criando, talvez filmando...

Sugerimos duas opções (e fiquem à vontade para sugerir a terceira, quarta):

- Fazer a pauta para uma nota sobre algum tema ligado ao Curso de Gestão Colaborativa e Produção Mulitmídia. (ex: um módulo, a tecnologia social, moeda social, um ponto de cultura, etc.)

- Fazer uma pauta à sua escolha, com tema livre e criativo.

Aqui tem em anexo um modelo de pauta, e nele vocês preenchem descrevendo o contexto, o que já sabem, o que se questionam sobre isso e querem descobrir, como vão apurar e o que esperam que saia.

Lembrando que isso ainda não é um texto pronto, uma matéria, é um tipo de ficha de descrição do que vai ser feito.

Qualquer dúvida, estamos sempre por aqui...

Abr@ços

Pré-visualizarAnexoTamanho
modelo_de_pauta_.doc12 KB
Prazo: 
14/05/2015 - 17:45 - 21/05/2015 - 19:00
Prioridade: 
Médio
Responsáveis: 
Jessykalves
Responsáveis: 
Marília Vilas Boas
Responsáveis: 
Stephany Cardoso
Responsáveis: 
Tony Blaster

Comentários

#1

Lembrando que entramos na parte de produção, e os prazos precisam estar conectados. Lembrando que existe o número mínimo de 3 atividades que não podem ser feitas. Acima desse número, não terão atingidos o número de atividades mínimas para receber a certificação.

Axé!

#2

Tranquilidade Bianca, não esqueça que o nosso jornalismo é COLABORATIVO. Querendo continuar contribuindo esse espaço serve como local pernamente de aprendizado. Sucesso Bianca!!

#3

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

Pauta

Sambada de Tabajara

Junho

Contextualização: A Sambada de Tabajara surgiu através da vontade de fortalecimento cultural local de dois irmãos, Mestre Ulisses Cangaia e Mestre Juarez. Filhos de Seu Mané ( Paraibano cantador de coco que faleceu em 2006) tiveram uma formação domestica de âmbito cultural, passada de pai pra filhos, surgindo o desejo de mostrar o que aprenderam e trocar conhecimento com mestres e cantadores dentre outros músicos. O objetivo da Sambada é promover o intercâmbio artístico cultural entre Mestres, Sambadas e grupos de Coco de Pernambuco. Fortalecendo a Cultura Popular nos bairros e comunidades, onde são realizadas e geridas, aĺém de criar um espaço fomentador de Cultura Popular, colocando o Coco, como elemento central desse fortalecimento, ditando o ritmo do lugar. Trocas de vivências são fundamentais para formação de grupos e artistas cada vez mais comprometidos com sua arte, na criação de seus próprios canais de comunicação e principalmente no seu público.

Perguntas: O que, quem, quando, porque, como e onde.

Abordagem e relevância: Apresentar uma uma forma mais ampla de divulgação sociocultural local, promovida através dos meios de comunicação popular, apontando seus benefícios e dificuldades para que isso aconteça.

Informações que faltam apurar: Ideologia da Sambada do mês de Junho.

Método de investigação: Pesquisa de campo na Sambada de Tabajara

Entrevista realizada com Mestre Ulisses ( idealizador da sambada)

Entrevista realizada com Sandro Barros ( comunicador e produtor da Sambada)

#4

Ficou muito boa a elaboração da pauta Marília. Agora é você colocar em prática o que está organizado na sua pauta, mãos na massa!!

Só atento para tópico de Perguntas. Você deveria utilizar o campo para pensar em perguntas guias para sua matéria. No mais, creio que você precisa finalizar, e depois fazermos uma análise das dificuldades, o que de certo, o que não deu e se você conseguiu concluir com êxito o seu planejamento estabelecido pela pauta.

#5

A base tá boa Marília!

A partir daí, dá para partir em uma busca estruturada dessas informações.

Concordo com @Sandro, e também chamo a atenção ao tópico "perguntas". Essas são as perguntas pilares para produzir o lead mas, nesse caso, o exercício é planejar "perguntas guia" para você investigar e condensar no seu produto final sobre a sambada, seja o release da sambada de junho ou uma reportagem.  A ideia é a mesma ;)