Pau de Chuva criado.

Dito e feito

Para fazer a minha Ferramenta de Ritmo, Pau de Chuva, eu usei o material que aqui em casa eu tinha no momento.

Para criar esta ferramenta musical:

  • Como Tubo: utilizei como rolo de papelão, que vem enrolado com Papel Alumínio.
  • Como Areia: usei pó de cupim, para criar um som de areia escorregando. (É isso mesmo as bostinhas dos cupuins!) depois que come a madeira.
  • Como Gotas de Chuva: talisca de pau, filetes de alumínio da contra tampa da lata de Leite em pó. (É isso aí, mesmo, aquela tampa de alumínio!) criou um som interessante, coloquei filetes maiores de outro material de alumínio, retirado do pescoço de garrafa de vinho, para criar um som médio. E para cria um som de gotas de chuva diferente, usei outro tipo de alumínio, retirado do cabo de guarda chuva, em filetes maiores.
  • Como Trovoada: eu usei caroço de pinha, que quando se choca com o prego, ou umas das extremidades cria um som parecido com uma trovoada rsrs. Isso aconteceu natural.
  • Como fecho das bocas: eu utilizei cortes de plásticos da embalagem de cuscuz, que são muito forte.
  • Como amarração: usei linha encerada, e fui enrolando e dando nó.
  • Como Malha: usei pregos velhos, de diferentes bitola, parafusos.

Uma das vantagens de ter como tubo, um rolo de papelão é que você pode furar com facilidade o tubo e trocar posições dos pregos conforme você vai colocando este conjunto de coisas, e mexendo para entender a forma de tocar e criar esta ferramenta de ritmo.

Como o meu rolo tem 30cm o som que consigo criar, por mais que o movimento seja lento, o som é rápido. Por tanto se quiser um som mais longo, duradouro utilize como tubo de tamanho maior que 30cm.

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120% }

Comentários