Cena Frankenstein - AS PESSOAS DA ESTALAGEM.

Etiquetado:

         "Quando voltei a mim, encontrei-me rodeado pelas pessoas da estalagem; seus rostos expressavam o mais completo terror - que não era, contudo, mais do que um arremedo, uma sombra dos sentimentos que me oprimiam."

     "Tinham tirado seu corpo da posição da posição em que eu de início o encontrara, e agora, pela forma como jazia, a cabeça sobre o braço e um lenço cobrindo a face e o pescoço, eu poderia tê-la suposto adormecida."

     "Haviam me considerado louco, e pelo que entendi, durante vários meses uma cela solitária fora minha moradia."

     "(...) cerca de um mês depois de ter sido libertado, fui procurar um magistrado na cidade. Disse-lhe que tinha uma acusação a fazer, que sabia quem era o assassino de minha família e que lhe rogava que usasse de toda sua autoridade para prender o criminoso. (...) O magistrado ouviu-me com atenção e gentileza.

     - Esteja certo, senhor - disse-me -, que, de minha parte, esforços não serão poupados para descobrir o assassino.

     - (...) ouça, então, o depoimento que tenho a fazer.  (...) Mas adivinho seus pensamentos; não acredita em minha narrativa e não pretende perseguir meu inimigo para puni-lo como merece."

                                                                                                           Victor Frankenstein

Cena Frankenstein. 29 de outubro de 2013

AS PESSOAS DA ESTALAGEM

Participantes: Sonia Leite , Monica Leite, , Lucílio Bernardes, Franklin Albuquerque

Final de interrogatório de uma empregada (Monica) da estalagem onde Elizabeth foi assassinada. Monica está sentada em um banquinho. Lucílio de pé, ao seu lado.

Lucílio - então isso é tudo que a senhora tem a dizer!

Monica - ...

Entra outro investigador (Franklin), trazendo outra empregada da estalagem (Sonia) pelo braço. Franklin coloca Sonia sentada no mesmo banquinho onde está Monica. A posição, no banquinho,  é incômoda para as duas.

Franklin começa a interrogar Sonia. As respostas de Sonia tendem a contradizer o que relatou (off) Monica anteriormente a Lucílio. Os investigadores exploram as contradiçoes dos dois depoimentos. Sonia luta para evitar as contradições, falando o estritamente necessário. Monica fala mais, facilitando o surgimento de conflitos entre as duas. As perguntas de Franklin e Lucílio tentam cobrir os acontecimentos dos dias anteriores `a chegada de Vitor e Elizabeth na estalagem e o que ocorreu na cena do crime.

Perguntas dos investigadores:

1. Notou alguma movimentação estranha nos dias que antecederam a chegada do casal `a estalagem?

2. Quem chegou primeiro `a cena do crime? O que viu?

3. Onde estava Vítor?

4. Em que posição estava Elizabeth, morta sobre a cama?

5. As janelas do quarto estavam fechadas ou abertas?

6. Quem alterou a cena do crime? Por que?

7. Foi retirado algum objeto do quarto?

8. Quem, além do casal, tinha as chaves do quarto?

9. Qual foi a última vez que a senhora/senhorita viu Elizabeth? Como ela estava? Dava sinais de estar preocupada ou aflita?

As duas empregadas, motivadas pelo pânico, se confundem nas respostas, tentando, salvar a própria pele. Desesperadas, chegam a discutir entre si, cada vez que a resposta dada por uma pode comprometer a outra. Franklin e Lucílio estimulam o conflito entre as duas. Fazem ameaças, dizendo coisas como "vocês vão mofar na cadeia se não contarem tudo o que sabem", etc.. Insinuam que elas podem ter recebido favores para facilitar a entrada do assassino na estalagem. Ou que elas próprias podem ter cometido o crime a mando de alguém.

Em um dado momento, os dois investigadores se afastam e conversam entre si:

Franklin - e então, o que lhe parece?

Lucílio - as duas são inocentes, mas não contaram tudo o que sabem.

Franklin - estão apavoradas.

Lucílio - vamos mantê-las aqui mais um pouco, para que se acalmem. Vamos lhes dar um tempinho para pensar e, quem sabe, revelelam o que ainda estão escondendo.

Franklin - estão com medo de se comprometer.

Lucílio - penso que estão protegendo alguém.

Franklin - alguém que foi liberado esta manhã? mas por que o protegeriam?

Lucílio - é isso que precisamos saber. o magistrado me contou que "ele" está completamente "tantan", falando de um monstro que o persegue, um gigante que teria matado não só Elizabeth como também os outros membros de sua família...

Franklin - acha que estamos diante de um serial Killer? Ora, quem diria...

Lucílio - ...

Os dois voltam a interrogar as duas empregadas. 

1. Em que estado encontrava-se o senhor Frankenstein quando o encontraram? Apresentava algum ferimento? O que ele dizia? Vamos falem!

FIM

Comentários