Pular navegação

Memorial 19.03.2014 Gilberto Reys

Memorial 19.03.2014 Gilberto Reys

Memorial Gilberto Reys 19.03.14

Hoje foi o primeiro dia que tivemos um encontro com o excelente Bertho Filho. Não facilitou para gente com exercícios de corpo, improvisação sem texto e com texto.

                No primeiro momento os exercícios foram experimentar os planos com velocidade e ritmo, movimentos “desconstruídos” que não significassem algo,  sempre sustentando o olhar no olhar do outro, depois uma roda com memorização com os pés. Tudo isso foi difícil e cansativo para mim, pois não tinha o costume de grandes exercícios assim.

                Depois seguimos para o improviso livre com ideias nossas. O corpo cansado dava uma sensação diferente ao dizer o que queríamos. Logo, o improviso teve um tempo para reunir as pessoas e montar uma cena sobre um morto e seu assassino. O nosso grupo teve muitas ideias boas e construções cênicas muito interessantes. O meu grupo tinha Stela, Basília e Nai, nós construímos uma cena em que 3 mulheres contavam suas experiências sobre um amante em comum, que uma delas matou. Eu fui o morto, ou a alma do morto, que passou sem dizer uma palavra.

                Em seguida o desafio maior, realizar o conteúdo do texto da primeira cena que vimos de Macbeth. A ideia era realizar o “o quê” da cena e não o como, a partir do que entendemos da cena.  Contar a cena com inicio, meio e fim. O meu grupo não foi capaz de concluir a cena. Talvez o medo de fazer algo improvisado tenha interrompido o processo.

                No final a roda para falarmos do dia, muitos repetiram a palavra autocrítica e discursaram sobre a dificuldade dos exercícios de improvisação. Eu falei sobre como tive a ideia de fazer o Capitão da cena e do que senti. Mas Márcio falou sobre a ideia do ator sentir, que na verdade não sente, reflete, segundo um aprendiz de Stanislavski. Não entendi direito, preciso até perguntar pra ele mais detalhes.

                Enfim, tirei de hoje que errar é importante na hora do improviso e ensaio. Se jogar é mais importante ainda para que erremos melhor.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.