Pular navegação

Memorial 21.03 - Mariana Souza

Ajuda

Memorial 21.03 - Mariana Souza

Etiquetado:

Mais improvisação. Contagem, ritmo, raciocínio, troca de energia... Conhecemos quatro palavras muito importantes para entender o funcionamento da Livre: refletir, fazer, trocar e escutar. Apertamos nossas mentes o máximo possível ao pensar em frases que definem ou se relacionem com essas palavras. Ao realizar esse exercício, aprendemos também que sempre que está em cena, o ator deve ter presença viva, estar atento e de prontidão.

Com os jogos de improviso em pequenos grupos tivemos que dar vida à ideia do colega. Aceitar o que ele propõe para transmitir a mensagem para os outros. Um contínuo jogo de troca de energias. Estudamos relações de poder em suas mais diversas formas, desde as mais óbvias até as mais sutis, passando por inúmeros contextos. Vimos que não são necessárias palavras para deixar claro a posição de cada indivíduo em uma escala social, e que o corporal é extremamente importante para representar isso.

Por fim, fomos reis e rainhas, com direito a trono e vassalos. Mostrar que é soberano através do olhar, do andar, do posicionamento das mãos... Difícil, mas mais difícil ainda foi representar os “submissos”, que apesar de ali estarem em uma posição inferior, são pessoas nobres.

A cada dia a vontade de entrar no universo shakespeariano e entender a lógica e sentimentos de cada personagem do livro Macbeth aumenta. Li o livro há algum tempo, e lembro da história em seu todo, mas não dos detalhes. E agora sabendo que as falas seguem uma métrica própria, e que toda linguagem utilizada é muito importante para transmitir ideias que as vezes são perdidas, tenho certeza que vou aproveitar e interiorizar melhor a leitura. 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.