Memorial 26.03 - Mariana Souza

Mais capoeira! A ginga já parece fluir mais naturalmente em nossos corpos, mas ainda não conseguimos repetir alguns movimentos que Leno ensina. Entretanto, só a tentativa já é muito boa, e cada vez mais estou me apaixonando por essa arte. O corpo já fica aquecido para o encontro que vem em seguida.

Quando Chica chegou, propôs um momento de relaxamento, com trabalho de respiração e sons. Mais uma vez percebi a importância desses momentos para me fazer entrar em outra sintonia, desconectar mesmo do mundo externo e mergulhar em um outro estado de espírito.

Trabalhamos com a voz e percebemos a importância da boa articulação das palavras. Através do exercício de identificação dos pontos vitais de nosso corpo e a associação com uma determinada emoção, vi mais uma vez que nos predemos a uma forma pré-concebida de dizer determinado texto, quando na verdade existe um universo de possibilidades que necessita ser explorado. Gosto muito da forma de trabalho de Chica, sempre tentando fazer com que puxemos de dentro de nós toda emoção possível, e que mostremos isso através do corpo principalmente. A fala é consequência do movimento, e o fato dela estar ao lado de cada um de nós mostrando que podemos sempre mais acaba por ser um incentivo a fazermos essa busca profunda pelo êxito.

Mariana Souza

Comentários