Memorial 28.03 - Mariana Souza

Mais uma vez trabalhamos nosso pensamento rápido ao fazer o exercício de associação de palavras usando como elementos principais: refletir, fazer, trocar e escutar. Ao fazer esse exercício em círculo, com movimento e forma constante, trabalhamos nossa capacidade de concentração e de percepção do espaço. As dificuldades foram aumentando, e o grupo devia estar unido para poder superá-las. Entretanto, talvez por já termos uma sintonia forte fora do Vila, acabamos por nos desconcentrar levando para a roda assuntos particulares externos, e perdemos a essência do exercício seguinte. Martin nos chamou a atenção e nos fez perceber que esse é um caminho que não pode ser seguido, e que nos momentos de encontro diário devemos estar extremamente concentrados.

Em seguida, mergulhamos nas memórias do golpe de 64. Em duplas, analisamos os documentos levados por cada um e fizemos uma encenação que refletiu a síntese dos mesmos. Creio que todos fizeram um trabalho muito bom, que conseguiu transmitir a mensagem e alguns chegaram a me emocionar. Acho fascinante o estudo da história de nosso país, e um evento como esse que influenciou a vida de diversas pessoas deve sim ser analisado e compreendido. Como estamos estudando Macbeth, a associação com a história de Skakespeare é inevitável, já que ambos tratam de tirania e tomada de poder.

Ao fazermos a leitura de cena do jantar, pude entender mais claramente alguns detalhes que passaram despercebidos na primeira leitura. Por fim, minha mente está a mil imaginando como vamos conseguir retratar o fantasma de Banquo sem termos acesso a quase nenhum elemento externo.

Mariana Souza

Comentários