Pular navegação

COR DO LOGOTIPO INFLUENCIA COMO OS CLIENTES SE SENTEM SOBRE A MARCA

COR DO LOGOTIPO INFLUENCIA COMO OS CLIENTES SE SENTEM SOBRE A MARCA

Muitos estudos têm mostrado que o logotipo de uma empresa é um dos aspectos mais importantes na publicidade, além de ser uma das características que identifica claramente o produto de uma empresa ou serviço de seus concorrentes. Agora, uma pesquisadora da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriu que as cores específicas utilizadas no logotipo de uma empresa possuem um impacto significativo sobre a forma como a marca, como um todo, é vista pelos consumidores.

Jessica Ridgway, estudante de doutorado no Departamento de Gerência da Indústria Têxtil e de Vestuário da Universidade, entrevistou 184 adultos usando logos genéricos de cores diferentes para uma série de empresas falsas que ela mesma criou. Na sequência, Ridway pediu aos participantes que descrevessem as emoções que sentiam em relação às empresas falsas ao ver cada logotipo. A pesquisadora foi capaz de identificar as principais características que cada logotipo invocava, com base nas tonalidades utilizadas em cada logo.

Um simples logotipo de fast-food pode fazer o cérebro infantil brilhar

O estudo de Ridgway, denominado “Um estudo sobre a personalidade da marca: a percepção dos consumidores das cores usadas em logotipos de marcas de moda”, foi publicado na revista “International Journal of Fashion Design, Technology and Education”.

A pesquisa revelou que logos azuis despertam sentimentos de confiança, sucesso e confiabilidade, enquanto logotipos verdes remetem ao respeito pelo meio ambiente, à resistência, durabilidade, masculinidade e sustentabilidade. Já logos roxos, segundo os resultados do experimento, lembram feminilidade, glamour e charme. Logos cor de rosa passaram uma percepção de juventude, imaginação e elegância aos participantes do estudo, enquanto logos de cor amarela invocaram percepções de diversão e modernidade. Os logotipos vermelhos trouxeram à tona sentimentos de competência e autoconfiança.

Sete dicas para defender-se da propaganda enganosa

“De todos os sentimentos associados com as cores dos logotipos, os associados com logotipos vermelhos foram os mais surpreendentes”, avalia Ridgway. “As emoções tradicionais associadas ao vermelho incluem violência e romance, mas logos vermelhos não invocaram esses sentimentos nos participantes do estudo. Isso provavelmente pode ser atribuído ao fato de que o vermelho é usado em logos de muitas marcas bem estabelecidas e conhecidas da população, como o McDonalds ou a ESPN. Por isso, os consumidores talvez tenham emoções pré-existentes já associadas a marcas que utilizam essa cor”, completa.

Ridgway sugere que, antes de projetar logotipos, a equipe responsável pela tarefa pense crítica e estrategicamente sobre que tipo de emoções ela quer que os consumidores sintam em relação às suas marcas. “Os resultados deste estudo demonstram que as marcas devem usar cores do logotipo associadas com os traços da personalidade da empresa que elas desejam ser ressaltados, que salte aos olhos dos consumidores”, afirma Ridgway.

10 logotipos dos cientistas mais famosos do mundo

“Se o desejado é passar uma sensação de confiabilidade, o azul pode ser a melhor escolha, enquanto um logotipo roxo pode ser o mais indicado para uma marca que busca destacar o glamour feminino. Ao mesmo tempo, os resultados também lembram os profissionais de marketing que não se pode confiar apenas na associação tradicional de cores. Eles precisam estar sempre ligados e em sintonia com a forma como as cores são vistas e aplicadas na cultura popular e no mundo do entretenimento, pois isso tende a influenciar as associações de cores feitas pelos consumidores”, aconselha Ridgway. [Science Daily]

http://hypescience.com/cor-do-logotipo-influencia-como-os-clientes-se-sentem-sobre-a-marca-estudo/

Comentários

#1

Exemplos de tutoriais para criação de logos: http://sixrevisions.com/graphics-design/70-excellent-logo-design-tutorials-and-resources/ 

Pontos importantes ao se criar uma logo: conhecer o público alvo, entender a história da empresa, ter uma uniformidade com todos os produtos dessa empresa, estudar as cores utilizadas e seus significados, estudo da forma, estudo de tipografia. 

#2

Segue alguns vídeos que exemplificam os conceitos de criação para as logomarcas.

https://

https://

https://

#3

10 Dicas para projetar Logos

(10 Tips for Designing Logos That Don’t Suck)

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.