PROJETO PARA
MAPEAMENTO
DOS GRUPOS CULTURAIS DE ITAETÊ
ANO 2019
Responsável Técnica: Cris Alves
Te.: (71) 9.9952 9753
Coordenação Geral: Lisias Azevedo
APRESENTAÇÃO
O Projeto Mapeamento dos Grupos Culturais de Itaetê será coordenado pela CASA DE CULTURA E CIDADANIA ROSA PRETA - Amigos da Terra, em parceria com o GRÃO DE LUZ E GRIÔ; Terá o Apoio da SECULT/BAHIA e pretende estabelecer parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura do município de Itaetê; já confirma também a continuação da parceria com o Instituto Intercidadania/Pontão de Cultura Digital Iteia.net.
Objetiva fomentar a valorização tanto da identidade quanto da diversidade cultural local, utilizando-se de um processo educativo integrado que possibilitará além do mapeamento, a formação de agentes de cultura multiplicadores que possam a partir daí contribuir com o município no reconhecimento e pertencimento de seu patrimônio cultural. De certo que os resultados dessa ousada proposta vai contribuir também com a consolidação de uma política de valorização da cultura popular e tradicional que vem sendo defendida e celebrada na Bahia e em nível de Brasil pela Ação Griô.
Tem ainda a finalidade de contribuir como material de pesquisa a ser disponibilizado no Acervo da Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta, bem como em formatos digitais nas Plataformas do Iteia. Net e Corais.org. O projeto visa mapear: grupos culturais tradicionais; Comunidades Tradicionais; Manifestações culturais, grupos musicais, samba de roda, capoeira e outras danças tradicionais, mestres da cultura popular, práticas tradicionais como:
parteiras, benzedeiras, contadores de histórias; saberes e fazeres que se reúnem no município em particular nas zonas rurais.
Como faremos isso? Organizaremos a execução do projeto em fases distintas que compreendem: a) Preparação de material e desenvolvimento de um plano de trabalho; b) Realização de oficinas integradas para capacitação dos agentes de cultura/multiplicadores c) Pesquisa de Campo; d) Sistematização dos dados coletados e) finalização de produtos e por fim f) apresentação pública dos resultados. Utilizaremos o potencial de comunicação dos agentes culturais,
jovens e adultos compreendendo a faixa etária de 16 a 28 anos que serão capacitados por meio das referidas oficinas integradas.
Três oficinas integradas estarão previstas para o alcance dos objetivos conforme abaixo:
1) Oficina introdutória sobre Cultura Popular e Ação Griô – promovendo a interação e conhecimentos básicos dos processos culturais, conceitos e dimensões da cultura; destacar e localizar historicamente e geograficamente a formação dos grupos tradicionais e manifestações culturais do município e a sua releitura no âmbito da Ação Griô e como esta se estabelece como caminho da valorização da identidade e ancestralidade no processo político cultural. Fase importante para que os agentes culturais possam compreender a tarefa do mapeamento com mais propriedade e compromisso.
2) Oficina de Introdução a Pesquisa de Campo - voltada para o conhecimento e reconhecimento dos saberes locais; possibilitando contato com as definições e conceitos e utilidades da pesquisa e uso de ferramentas específicas a exemplo do georeferenciamento proporcionando a percepção de pontos importantes a serem considerados para um resultado em cartografia cultural e como se dará a coleta e sistematização dos dados;
3) Oficina de Comunicação Colaborativa e uso de plataformas virtuais - onde permitirá o aprendizado do uso de plataformas de comunicação e interatividade; construção de conteúdos; registros; e banco de dados para repositórios a partir da coleta de informações na pesquisa de campo e por fim traduzir em apresentação pública por meio de multimídias.
O envolvimento com a comunidade se dará inicialmente através da seleção dos Agentes Culturais; na relação com as escolas e organizações da sociedade civil, órgãos do poder público municipal que demonstrarem interesse pelas atividades meios e fins específicos e posteriormente na organização da apresentação pública e difusão dos resultados e produtos finais.
O projeto aponta como foco das atividades:
Despertar o Interesse pela Pesquisa – voltada para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio cultural e saberes locais;
Qualificação de Informações – contornada com o exercício da cidadania, respeito humano e respeito as diversidades culturais, profissionalismo e boa comunicação;
Produção – habilidades e valorização das ações que organizam a cultura popular, as arte e os aspectos de logísticas para atividades locais.
Difusão - importância da comunicação e socialização do conhecimento adquirido;
Intercâmbio - habilidade e valorização da integração entre as pessoas, grupos, órgãos do municípios, setores da sociedade e redes sociais.
Aspectos Metodológicos Gerais
A metodologia a ser empregada nesse projeto consistirá no desenvolvimento de atividades em três distintas linhas de atuação, quais sejam:
- Ações articuladas de educação para a cidadania e diretos culturais;
- Ações articuladas ao processo de educação para sustentabilidade cultural/empreender na cultura;
- Ações articuladas ao processo de educação para o planejamento, e gestão e produção colaborativa
As técnicas
As técnicas são específicas cada oficina trás no seu elenco de conteúdos material didático-prático para apreensão pelos agentes culturais.
Instrumentos a serem empregados
Equipamentos específicos mas que estão no cotidiano dos jovens, computadores, celulares e outros eletrônicos requerendo do aprendizado o domínio básico da sua tecnologia.
Aspectos Metodológicos de destaque
a) Envolvimento dos agentes de cultura/multiplicadores de forma constante num processo de construção do conhecimento e operatividade grupal;
- b) Incentivá-los a um processo de gestão e produção colaborativa que vai do planejamento das ações, cuidados com o compromisso de prazos e qualidade do trabalho a ser desenvolvido.
LOCALIZAÇÃO
A sede da Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta fica situada na.Cidade de Itaetê Bahia.
OBJETIVO PRINCIPAL
O projeto tem como objetivo principal: fomentar a valorização da identidade cultural local e tornar de conhecimento público a existência de grupos culturais e de tradição oral, saberes e fazeres no município de Itaetê. Propõe na sua dimensão contribuir com a consolidação de uma política de valorização da cultura popular e tradicional, celebrado na Bahia e no Brasil como Ação Griô.
Objetivos Específicos
- Resignificar a aprendizagem proporcionando a compreensão da realidade social e cultural onde os agentes culturais estão inseridos criando possibilidade de valorização da identidade cultural, da diversidade e sentimento de pertencimento;
- Contribuir com a valorização da cultura popular em particular com a tradição oral, permitindo uma atuação das escolas utilizando-o como material didático;
- Instigar o interesse no desenvolvimento de outros projetos no município que envolvam os mestres e griôs identificados na comunidade envolvendo as escolas localizadas no município e adjacências;
- Possibilitar a compreensão da tradição oral existente nos distritos e o impacto social a partir do deslocamento destas comunidades tradicionais para os centros urbanos;
- Desperta; para a valorização do saber, da cultura e ancestralidade. Nesta avaliação, a proposta sugere levar para a escola a contribuição da tradição oral incentivando a comunidade desenvolver a capacidade crítica, a valorização da cultura, que não pode e nem deve ser apenas substituída pelas tecnologias ou simplesmente pelo vazio.
- Por fim reorganizar no tempo e no espaço as pessoas que trazem suas histórias de vida, seus saberes, onde estão localizadas nas comunidades, neste caso fazer com que a comunidade passe a valorizar o bem cultural de memória e contribua com a sua preservação;
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
Participação da Comunidade – Facilitar a participação do público interessado juntamente com os agentes de cultura nas atividades introdutórias que abordará o processo cultural de Itaetê e a Ação Griô, e fará a apresentação pública do projeto. No segundo momento dessa dinâmica promover a identificação dos agentes culturais interessados na execução do projeto.
Pesquisa orientada dos grupos culturais tradicionais; Comunidades Tradicionais; Manifestações culturais, grupos musicais, samba de roda, capoeira e outras danças tradicionais, mestres da cultura popular, práticas tradicionais como parteiras, benzedeiras, contadores de histórias; saberes e fazeres.
Comunicação colaborativa e uso de multimídia
Uso do portal interativo Iteia.net no cadastramento dos grupos tradicionais e seus componentes, bem como divulgando as atividades, registros de memórias etc., num exercício de produção de conteúdos, notícias de forma
autônoma mas consolidando a socialização dos resultados através da comunicação em rede.
Justificativa
Estamos, com a execução da presente proposta, atendendo a necessidade de valorização dos processos culturais e memórias impetrado pela Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta - considerando o legado deixado pela Figura simbólica da Mestra Rosalina Maria de Jesus, nome popular “Rosa Preta” até então não tão bem compreendida pelos habitantes do município.
Compreendendo que a socialização de informações sobre o processo de conformação dos grupos culturais tradicionais, seus saberes e fazeres podem contribuir com uma nova postura de valorização da cultura local ainda que no intuito de mobilizá-los na busca de políticas públicas locais que compreendam a cultura como principal vetor de desenvolvimento das comunidades.
É certamente a oportunidade de concretizar uma maior visibilidade para o município como pertencente a um espaço geográfico que o qualifica no Território de Identidade Cultural da Chapada Diamantina.
Visando a contribuição da própria comunidade na construção da cartografia cultural de Itaetê a partir de referenciais conceituais e de pertencimento enquanto forma de construção do conhecimento e de trocas de saberes e experiências com as mais variadas comunidades, irradiando desta forma práticas produtivas que promovam ainda mais a auto-estima, a solidariedade e criando novas formas de interações mesmo frente a um cenário adverso.
Justificamos também pela confiança depositada na liderança local nos formadores de opiniões que consideram a cidade um elemento importante para incentivar o
turismo cultural. É com base nessas premissas que a Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta aposta na importância do presente projeto dando o pontapé inicial para identificar Itaetê no mapa e perfis de Cidade de Importância Cultural para o Estado da Bahia.
De forma qualificada, o projeto toma como ponto de partida valores que definem e explicam na suas práticas cotidianas e aposta também na viabilidade de execução de projetos futuros na mesma linha de atuação da educação, cultura e turismo.
Operacionalização (Anexo o cronograma físico-financeiro)
Tempo de execução
O tempo estimado para realização inicialmente foi estimado em 04 (quatro) meses contando a partir do mês de março/2019
Período de execução
Início: a partir da Assinatura do Convênio com o Grão de Luz / Março 2019
Término: junho/2019
ETAPAS DE TRABALHO
1 – Sensibilização dos envolvidos através da capacitação da equipe e conhecimento do
Projeto;
2 – Aquisição de Material e preparação de material didático;
3 – Produção das Oficinas -
3.1 - Realização da Oficina no. 01 - Cultura e Ação Griô
3.2 – Realização da Oficina 02 -
3.4 - Pesquisa de campo; coleta e sistematização de dados; acompanhamento dos
agentes culturais pesquisadores
3.5 – Realização da Oficina 03 -
5 – Finalização de Produtos
6 - Apresentação Final dos Resultados
7 – Relatório e Prestação de Contas.
PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO CULTURAL
Tipo do Produto |
Quantidade Projetada |
Locais de Distribuição |
Cartografia |
1.000 (exemplares) 200 100 100 100 300 100 100 |
Casa de Cultura Rosa Preta Secretaria de Educação Secretaria de Cultura e Turismo Secult Bahia Grupos culturais Escolas Bibliotecas Comércio
|
Conteúdos virtuais
|
03 plataformas |
Iteia Corais Sites oficiais Locais
|
Vídeo / DVD
|
200 cópias |
Casa de Cultura Rosa Preta Secretaria de Educação Secretaria de Cultura e Turismo Secult Bahia Grupos culturais Escolas Bibliotecas
|
Relatório |
20 cópias |
Casa Rosa Preta Grãos de Luz Secult Bahia Iteia Prefeitura Municipal |
PLANO DE DIVULGAÇÃO
PEÇAS DE DIVULGAÇÃO
- SPOT - Para rádio
- CARTAZ
- FOLDER INSTITUCIONAL
- MATÉRIA JORNALISTICA PARA
- Rádio
- Iteia
- Redes Sociais
10 - PLANO DE DIVULGAÇÃO
A - Acompanhar o desenvolvimento do projeto contemplando matérias
jornalísticas com:
- entrevistas com os coordenadores e participantes do projeto
- com as instituições que vão dar apoios institucionais e efetivar parcerias;
- com entidades educacionais e entidades da rede de relacionamento;
B – RÁDIOS - Utilizar os espaços de informe cultural e entrevistas das Rádios oficiais e comunitárias (meio spot, entrevistas)
C - Folderes Institucionais – distribuídos qualitativamente.
D - CARTAZ - As peças serão colocadas em pontos estratégicos, contando com os apoios.
E – Portal Interativo Iteia. Net e demais redes sociais
Informações complementares
Casa de Cultura Rosa Preta - Tel.:
http://www.corais.org/mapeamentoitaetebahia/dashboard