Pular navegação

Proposta de Oficina – Capacitação em Projetos Culturais

Ajuda

Proposta de Oficina – Capacitação em Projetos Culturais

Apresentação

Apresentamos uma proposta de capacitação em Projetos que possibilita uma mudança de postura frente a sua modulagem e execução. Conscientes de que um projeto NÃO pode ser reduzido à simples obediência e exigências formais das organizações ou empresas ou fontes de financiamentos.

O crescente desenvolvimento exige das instituições uma transformação no seu comportamento, colocando a atualização contínua como condição básica e necessária ao sucesso das ações. Nos tempos atuais, os agentes culturais ou sociais são considerados “agentes de mudanças” habilitados nas relações grupais e capazes de desenvolver e gerenciar planos.

Um projeto é, em suma um instrumento de gerenciamento de idéias, além de um instrumento de comunicação. Sua qualidade deve residir em sua capacidade de:

  1. Focar um problema ou identificar uma ideia original;
  2. Transformar as idéias em conceitos, e esses em ações;
  3. Justificar a relevância e a oportunidade de sua realização;
  4. Traduzir as ações em tempo e recursos;
  5. Agregar parcerias e gerar desdobramentos vários.

Dito isso, apresentamos uma proposta de capacitação na elaboração de projetos culturais.

Objetivo Geral

Estimular a capacidade intelectual e crítica em TRANSFORMAR “IDEIAS” EM PROJETOS, mas, sobretudo, possibilitar um REDESENHO DA FORMA DE PENSAR e agir frente à responsabilidade de executá-los.

Objetivos Específicos

Servir de orientações para os gestores em busca da AUTO SUSTENTABILIDADE dos coletivos culturais;

Formar grupos de pessoas na comunidade interessadas e comprometidas em usar as ferramentas a serem apreendidas a favor do DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL LOCAL.

Abordar as FASES CONCEITUAIS E PRÁTICAS DA ELABORAÇÃO, introduzindo o uso das plataformas para encaminhamento, PLATAFORMAS COLABORATIVAS, GERAÇÃO DE REGISTROS E PRODUTOS FINAIS incluindo “acervos digitais” e uma discussão sobre como atender os itens de acessibilidade cultural, trazendo atualizações sobre o assunto.

Levá-los a realizar um projeto para ATIVIDADE PRODUTIVA TRANSFORMADOR DA SUA REALIDADE – apreendendo métodos e técnicas de trabalho – orientar para os hábitos de pesquisa, leitura sistematização de resultados além de outros cuidados necessários no desenvolvimento de tarefas.

Metodologia – Aprender Fazendo

O importante benefício desse processo metodológico (aprender fazendo) é a formação de cidadãos e grupos colaborativos nas comunidades comprometidas em usar novas ferramentas em favor do desenvolvimento sócio-cultural local.

Será utilizada exposição com recursos audiovisuais, que conferem experiências, depoimentos e temas que estiveram no cenário nacional nos últimos períodos sobre benefícios culturais, estudo de casos, exemplo de projetos com gestão de sucesso, dinâmicas e trabalho em grupo com apresentações e debates.

Elaboração de um projeto cultural, discussão de todas as fases de um projeto, modelagem, adequação para fontes de financiamentos, comunicação e agenciamento, uso das plataformas virtuais e de informações culturais, apresentação final dos trabalhos.

Destacamos ainda como aspectos metodológicos :

  1. O envolvimento dos participantes num processo de construção do conhecimento e operatividade grupal.
  2. Incentivá-los a um processo de gestão colaborativa que compreende o valor do planejamento e das ações numa ordem lógica, e que permitirá o exercício na gestão para sustentabilidade dos projetos, acrescida destes dois aspectos de forma pioneira.

Avaliação

Usaremos um processo de observação, relatoria e registros fotográficos e em audiovisual garantindo a documentação do evento, promovendo ao final as avaliações de todo o processo desenvolvido incluindo os produtos finais resultados da elaboração dos projetos dos grupos.

Público

  • Agentes Culturais,
  • Gestores de organizações culturais da sociedade civil preferencialmente com baixa experiência em elaboração de projetos.

Carga horária – 20 hs (Sendo dois encontros de 08 horas e um encontro de 04 horas)

TEMAS A SEREM ABORDADOS

  1. Entendendo alguns conceitos no âmbito da Cultura;
  2. Visão da cultura e desenvolvimento;
  3. De onde vem as Idéias e a criatividade;
  4. Projeto Cultural
  5. Fases da Elaboração de um Projeto Cultural
  6. Projeto como um Instrumento de Comunicação
  7. Planejamento / Plano de Trabalho
  8. Estrutura Para Apresentação de um Projeto (modelagem)
  9. Como atender os pré-requisitos de Acessibilidade Cultural
  10. Mecanismos existentes de apoio a projetos na Política Cultural
  11. Uso de plataformas digitais de enca plataformas colaborativas e encaminhamentos

FASE PRÁTICA

  1. Elaboração supervisionada de um projeto cultural.
  2. Construindo as principais fases:
  3. Instrumentos de Controle
  4. Instrumentos de Avaliação
  5. Formatação dos Relatórios e Anexos
  6. Uso das plataformas virtuais de incentivos e plataformas colaborativas
  7. Prestação de Contas
  8. Registros e geração de produtos finais.

Informações Adicionais

Datas de realização: Buscamos a realização de uma oficina a cada mês, atingindo os territórios culturais de Betim (Construção de um calendário)

Locais : Estamos propondo parcerias com espaços culturais ou pontos de cultura. 

Investimentos:

Para cobrir os custos das oficinas propomos discutir com as parcerias e participantes as seguintes propostas:

Estipular um Valor social por pessoa ou a Organização parceira com a cessão do espaço e custos  de equipamento, lanche etc

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.