Pular navegação

Pontos para usuários mais ativos

Ajuda

Pontos para usuários mais ativos

Caros habitantes dos Corais, gostaria de propor uma mudança importante no sistema: contabilizar pontos por cada usuário de modo a valorizar os usuários mais ativos. A gente pode coletar pontos por qualquer ação feita no sistema: publicar um novo conhecimento, um projeto, um post de blog, um comentário, ler páginas. Podemos até ter um sistema de pontuação baseada no reconhecimento explícito de outros usuários, tipo quantas vezes foi dado um "gostei" nas contribuições do usuário. 

O que vocês acham dessa abordagem? Ajuda a reconhecer as contribuições? Pode ser um elemento motivador?

Comentários

#1

Acho legal! Acredito que estimula a participação sim.

Lembro do sistema semelhante em fórum onde quanto maior o número de postagens você ia ganhando um título diferente. Atualmente esse sistema evolui para o sistema de badges como vemos no foursquare e jogos sociais. 

#3

Idéia implementada! Agora ao lado do perfil do usuário aparece o número de pontos que cada um coletou com suas contribuições. 

Estes pontos por enquanto são utilizados apenas para reconhecer os usuários mais ativos, porém, no futuro podemos utilizar estes pontos como moeda de troca. Há que se discutir isso!

O nome pontos pode ser mudado para algo mais metafórico, como bolhas ou estrelas. O que vocês acham?

A tabela abaixo representa como é feito o cálculo. É uma estimativa de valor minha, porém, quem tem que definir esses valores é própria comunidade. Manifeste-se se você não concorda.

Atividade globalPontos

Adicionar um conhecimento na árvore

200
Revisão de um conhecimento na árvore50
Nova discussão no fórum global20
Dentro dos projetos 
Postar um novo Projeto100
Postar um aviso5
Postar uma sugestão20
Postar um post de blog30
Postar uma votação num projeto5
Postar uma etapa5
Postar uma tarefa5
Postar um questionário 10
Postar uma galeria de imagens5
Postar um mapa mental5
Postar um texto colaborativo20
Postar um comentário em qualquer20

#4

Legal! Uma consideração: pode ser melhor não dar pontos para a publicação de novos projetos, para dar mais valor ao desenvolvimento dos projetos do que somente a criação. A própria ideia e vontade de criar um projeto já são auto-motivadoras!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.