Co-discovery

No método de Co-discovery dois participantes que se conhecem são estimulados a explorar juntos um produto para descobrir como determinadas tarefas são feitas. Por isso é um método bom para se aplicar em produtos novos.

A idéia é que através da verbalização dos usuários, possa se obter informações sobre questões de usabilidade associadas ao produto.

Pelo fato de os usuários já se conhecerem, é provável que fiquem menos inibidos ao falar um com o outro sobre o que estão fazendo e sobre suas opiniões sobre o produto, o que se torna grande benefício para a equipe pesquisadora.

O método pode ter alguns formatos:

  • O pesquisador pode estar com os participantes enquanto os eles usam o produto, instruindo, ajudando, ou simplesmente, questionando sobre o que o eles estão fazendo ou o que acham do produto para estimular a verbalização.
  • O pesquisador pode deixar instruções e se retirar para observar de outro lugar, através de um monitor, ou então, gravar em vídeo e realizar a análise posteriormente. As instruções podem ser feitas de modo natural, como explorar o produto submetido a uma investigação, ou pedir que os participantes completem determinadas tarefas.

Referência: An Introduction to Usability – Capítulo 5 Patrick W. Jordan