Pular navegação

Ferramenta de Crowdfunding

Ferramenta de Crowdfunding

Um grande problema aqui no Corais é que muitas vezes os iniciadores de projetos não sabem se terão disponíveis os recursos humanos necessários para tocar o projeto. Então, estamos pensando em criar uma ferramenta parecida com crowdfunding (Kickstarter, Catarse) só que ao invés de doar dinheiro, as pessoas doariam horas de trabalho. Seria, na verdade, um compromisso com o projeto, algo parecido com o projeto Viabiliza:

http://www.slideshare.net/atair/viabiliza-plataforma-de-projetos-colabor...

A gente já tem uma ferramenta que permite planejar o projeto em etapas, tarefas, cronograma e estimativa de horas de trabalho. Essas informações ficam sempre abertas para visitantes, mas os visitantes não necessariamente entendem que podem participar das etapas planejadas. A doação explícita de horas pode ajudar nisso, mas ainda não sei se vai dar certo.

Gostaria de tentar uma estrutura de ação coletiva que não dependa de dinheiro, pois ele muitas vezes se torna motivo de discórdia e desconfiança.

Alguma ideia?

Módulos

http://drupal.org/project/pg_fundraising

http://drupal.org/project/uc_fundraiser

Prioridade: 
Médio

Comentários

#1

Esta não é bem uma ideia para decidir sobre como medir a doação de trabalho, mas vamos lá. Talvez seja o que já esteja pensando, veja só: pensei aqui que para um crowdfunding no Corais.org, o projeto poderia aparecer "planejado" e as pessoas se candidatando às tarefas. Aos moldes do crowdfunding (crowdworking?) o projeto só sai se houver pessoas para realizar cada etapa/o projeto todo.

Como referência, tem estes sites e aplicativos de "listas de presentes" para casamentos. Creio que funciona como benchmark, pois estes sites mostram o que os noivos querem/precisam e os convidados escolhem de acordo com o quanto estão dispostos a gastar, evitando que sejam comprados presentes que não serão úteis ao futuro casal e, em alguns casos, que um presente melhor/mais caro seja comprado por um conjunto de pessoas que, já sabendo o que os noivos vão gostar, investem em algo mais caro sabendo que será um bom presente.

Entretanto, o problema disso é que perderia o caráter situado das ações durante o projeto: o projeto teria que seguir o curso inicial já projetado, o que bate com algumas propostas de processo por Design Livre. Talvez o projeto de etapas menores, a curto prazo, viabiliza essa dinâmica (entre seguir o processo/mudar o processo).

#2

Eu não vejo problema em ter o planejamento, já que as ferramentas do Corais permitem mudanças facilmente. O planejamento é uma fase interessante de um projeto pois ele dá mais credibilidade para quem está considerando doar alguma coisa ao projeto. Depois se mudar, tudo bem, o importante é ter a segurança de que se está investindo em algo promissor.