Pular navegação

Funcionamento e objetivos da Moeda Social

Ajuda

Funcionamento e objetivos da Moeda Social

Etiquetado:

Funcionamento da Moeda Social

Projeto de organização econômica e social proposto pela Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE para autogestão da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco.

“As Conchas que sabem o calor da panela"

Apresentação
        Quem dá valor ao calor de uma panela é quem mergulha de cabeça nela. É bebendo na fonte da cultura popular que o Movimento Conch@tiva lança a moeda social Concha. Uma forma econômica e solidária de reconhecer o suor de quem esquenta o cotidiano da Concha Acústica da UFPE.
  A iniciativa visa estabelecer um processo colaborativo de autogestão da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco garantindo acesso a artistas, estudantes e abrigando processos de formação e utilização social da Concha Acústica da UFPE.  


  O espaço da concha acústica da UFPE possui um histórico de ações sociais e culturais junto ao Ponto de Cultura CUCA Recife que desde 2004 realiza suas atividades em sua sede ao lado do espaço. A experiência da Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE com moedas sociais remete ao Fórum Social Mundial de 2009 quando circulou a moeda cristal e na EXPOIDEA de 2010 quando os produtos e serviços da produtora cultural colaborativa organizanda no evento aceitou a moeda IDEA.
 
Funcionamento
        A Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE oferece produtos e serviços de produção audiovisual, assessoria de imprensa, organização de ações e formação em cultura digital utilizando softwares livres tendo como alicerces o comércio justo e a economia solidária.
 
        Os produtos e serviços oferecidos publicamente pela Colabor [at] tiva [dot] PE possuem o preço aberto em reais que apresenta a composição do preço, explicando quanto de material vai ser gasto, horas de trabalho cada profissional vai se dedicar e quanto cada envolvido receberá por isso.
        
        A moeda social Concha se torna uma outra opção para contratação da Colabor [at] tiva [dot] PE além das formas atuais (contratação em reais ou troca direta entre produtos e serviços). Desta forma associado a cada produto e serviço do nosso cardápio teremos um valor associado em conchas que visa flexibilizar o acesso de estudantes, artistas e frequentadores do espaço na UFPE.
 
        A circulação de conchas será administrada de forma aberta através de uma plataforma digital onde cada indivíduo terá uma conta pessoal que serão creditadas e debitadas de forma automática e interativa.
 
        O Lastro das conchas será garantido através da capacidade de oferta de produtos (entrada em eventos, camisas, cds, dvds) e serviços (videoclipes, registro fotográfico, release artístico, identidade visual)  e saberes (oficinas e consultorias) pelos  
 
        O objetivo da moeda social não é o acumulo de capital (ou de conchas) e sim facilitar as relações locais entre atores e ter um instrumento balizador de trocas diretas possibilitando também um acesso maior a tudo que for ofertado neste espaço de convívio e interação social. O uso da moeda social não impede a doação de produtos e serviços ou a oferta gratuita dos mesmos durante eventos ou ações na Concha Acústica da UFPE, possibilita entretanto que indivíduos e grupos viabilizem seus saberes e fazeres em arranjos econômicos locais tendo uma moeda social como instrumento de apoio.
        
        Para conseguir créditos em concha qualquer pessoa pode oferecer produtos e serviços adotando este câmbio.  
 
        Parte das tarefas de manutenção do espaço da Concha Acústica foram mapeadas pela Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE e valoradas em conchas de modo que indivíduos integrantes da colabor [at] tiva [dot] PE ou frequentadores do espaço podem executar estas demandas de acordo com sua disponibilidade e interesse e receberem por isso um crédito social. Estas ações incluem a limpeza do espaço, manutenção dos jardins e áreas verdes, apoio em eventos e ações no espaço da concha.  
 
        A Colabor [at] tiva [dot] PE organizou a versão 1.0 da lista de tarefas com uma proposta de valor em conchas e periodicidade de execução destas ações. Esta versão está aberta a sugestões de atualização incluindo atualizações nos valores, periodicidade e também inclusão de novas tarefas, de acordo com a vivência no espaço e acordo comum dos ajustes propostos.
 
        Uma vez estabelecido o acordo sobre alguma ação envolvendo conchas o crédito é debitado a pessoal até 24 horas da conclusão da atividade. A execução parcial da atividade não resulta em crédito parcial o que não impede quando for possível do envolvido combinar um retorno para finalizar a tarefa quando ocorrerem imprevistos na execução.
 
        Os eventos realizados pela Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE aceitarão conchas como entrada e terão uma boa oferta de produtos (camisas, cds, adesivos) e alimentos (comidas e bebidas) cobertos por esta moeda social.
 
        Alguns produtos serão exclusivamente ofertados em moeda social não podendo ser comprados em dinheiro. Um exemplo de produto nesta linha são as camisa e adesivos da Colabor [at] tiva [dot] PE.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.