Pular navegação

Ferramenta de mutirões e desafios

Ajuda

Ferramenta de mutirões e desafios

O @gonzatto contou que fez uma experiência com os alunos dele de desenvolver um projeto de design à distância para a OpenIDEO. Refletindo sobre a diferença entre o OpenIDEO e o Corais, ele me escreveu com algumas sugestões bem interessantes:

a dinâmica do OpenIDEO é irreprodutível no Corais e nem é desejado, mas tem coisas interessantes: a ideia de desafios/challenges, a gente poderia adaptar como 'mutirões' no Corais.org. Ou então algo na home como caminho para as pessoas serem úteis no Corais, do tipo 'se você sabe fazer isso, que tal ajudar em tal lugar?' na verdade esses anúncios poderiam ser criados por quem gerencia os projetos no Corais. Tipo um anúncio que aparece na home e que a pessoa pode se candidatar. Pode atrelar bem àquela ideia que vc já havia implementado, da idei de horas e tarefas, sabe? mas ao invés de foco no que tem que ser feito, destacar algo que a pessoa que possa fazer sinta que 'eu posso contribuir com isso!!!'. Tem que ter cuidado para não perder a diversidade, se bem que esse direcionamento não me parece ter potencial nenhum para ser ruim.

Acredito que valha à pena começar a pensar em desenvolver uma ferramenta com esse foco de atrair novos colaboradores nos projetos. Eu já tinha pensado em algo como um mural de anúncios globais, mas tem que pensar como os que escreverem terão certeza que serão lidos. 

Alguém conhece algum exemplo interessante?

Comentários

#1

Pensei aqui em uma ideia... vamos pegar como exemplo essa tarefa: http://www.corais.org/metadesign/node/79420

Poderia haver um botão tal como um curtir/compartilhar do Facebook, mas direcionando para outro significado. Um botão de 'jogar a tarefa pra minha comunidade próxima' para ver se alguém pega a tarefa. Assim, mesmo que eu não possa realizá-la, poderia contribuir em jogar para pessoas que me conhecem se senbilizarem com o projeto e aumentar a chance da tarefa ser feita. Esse botão poderia jogar internamente no Corais, mas acho que poderia ser até mais efetivo se pudesse 'jogar para fora', no twitter/facebook/etc. 

Seria como o que fiz com esse twitt: https://twitter.com/gonzatto/status/405858617963712512 mas de forma mais prática/rápida.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.