Pular navegação

Ideia para expandir a re-utilização recursos digitais em projetos

Ideia para expandir a re-utilização recursos digitais em projetos

Como facilitar que criações digitais geradas em um projeto sejam (re)aproveitadas como recursos em outros?

Hoje temos a Árvore do Conhecimento, que é um recurso muito interessada e bem elaborado pelo Frederick. Hoje ela tem várias coisas que vão além da ideia inicial (métodos de design) dessa Árvore do Conhecimento: culinária de matriz africanas, pedagogia, comunicação...

Além de ser um wiki (um espaço aberto e colaborativo para criação de textos explicativos sobre assuntos) a Árvore do Conhecimento possui algumas extensões poderosas: postagens em projetos podem indicar conhecimentos que são utilizados, e isto estabelece um link entre a página do Conhecimento e a página do Projeto. Essa funcionalidade é genial, e pensei que poderia ser ainda mais interessante se, além de conhecimentos disponibilizados em forma de texto, pudessemos ter outros tipos de conhecimentos, como arquivos de imagem, audio, vetor, vídeo, arquivos-fonte, etc.

Venho pesquisando os REA (Recursos Educacionais Abertos), que são geralmente recursos digitais que podem ser utilizados por outras pessoas, distribuídos e remixados. Pensando na proposta dos REA, vejo que aqui no Corais criamos muitas coisas. Mas nem sempre é fácil resgatar essas coisas para utilizar em outros projetos. Como permitir que sejam re-aproveitados (exemplo bom é a lógica de REA) para o futuro?

Ainda não desenvolvi tanto essa ideia, mas imaginei um repositório, que poderia ser a própria Árvore do Conhecimento. Mas teria que haver uma maneira fácil de uma pessoa jogar algo que ela criou em um projeto, para a Árvore, ou seja, fazer as criações dela em um projeto, dialogarem com o Corais.org como um todo, permitindo que outros projetos vejam e se utilizem daquilo que ela criou.

Essa ideia me surgiu quando eu vi esta página do site colaborativo de criação de filmes, HitRecords: o acessar essa página, temos uma página que é um recurso criado para a criação de um filme. E dá pra ver os RESOURCES (RECURSOS utilizados para produzir aquilo) e RESULTS (são os resultados/OUTCOMES, ou seja, o que se fez a partir daquele material) e tbm uma lista de colaboratios (ver aqui melhor: http://www.hitrecord.org/records/65444 ). Essa lista de recursos são os recursos utilizados para criar o recurso desse link. e os results são outros recursos que se utilizaram daquele recurso. Essa visualização permite ver a trajetória de colaborações a partir do recurso.

Comentários

#1

Maravilha, acho massa tb estimular esse tipo de compartilhamento. Facilitaria muito a vida de vários projetos. Sugiro que alguns projetos mais "modelo" possam ir pra árvore do conhecimento mais facilmente. No projeto do Tear mesmo tem relatos completos de projetos de formação. Então imaginar se estivessem tipo na árvore do conhecimento um curso inteiro de produção de documentários socioculturais, produção de vídeo, streaming, captação de som, palestras do Jatobá, Isaac, Fred, tudo num luagr só? Acho que seria massa, ajudaria e inspiraria muitos dos projetos.

#2

A Árvore do Conhecimento já permite disponibilizar imagens, vídeos incorporados do Youtube/Vimeo, e qualquer outro tipo de conteúdo via anexos.

O problema da Árvore do Conhecimento é outro e muito simples: as pessoas só colaboram se reconhecem ela como um comum.

Por enquanto as únicas ligações feitas são nos projetos de design, isso porque já existe um conteúdo útil sobre esse assunto, já existe um comum. Sobre os outros assuntos, ainda não tem praticamente nada porque as demais comunidades não se organizaram para construir esse comum.

O Instituto Ambiente em Movimento começou esse processo há alguns meses atrás, criando inclusive a noção de Semente de Conhecimento para conteúdo audivisual. O problema é que não basta pensar na semente, tem que pensar em como ela se encaixa numa árvore estruturada. O conhecimento sobre a manutenção da Kombi entra aonde? Seria preciso pensar numa categoria mais genérica tipo manuntenção de veículos.

O problema é que quando o coralista está dentro de um projeto, a mente fica focalizada no projeto específico, não no conhecimento genérico que pode ser utilizado em outros projetos que ele nem sabe quais seriam. Talvez esse processo de generalização possa acontecer melhor depois que o projeto está completo, como um processo de reflexão. Podemos criar ferramentas para facilitar isso, mas primeiramente tem que haver uma mobilização de algum projeto tentando fazer isso com os recursos existentes. Primeiro muda-se a atividade, depois a tecnologia.

#3

Concordo que temos que tornar a árvore do conhecimento bem comum. Aproveitei a seção que Fred criou de Ajuda na Plataforma Corais e criei o conhecimento Uso doTexto Colaborativo http://corais.org/node/81608. Nele falei sobre diferentes usos do pad sendo uma espécie de guia de como explorar a ferramenta. Pretendo amanhã fazer algo do tipo para mapas mentais, taxonomia e vinculação de uma tarefa a outra.

#4

Maravilha Lunna! Fiz o seguinte, criei um link para essa página dentro do balão de ajuda da própria ferramenta (aquele ícone branco no lado direito). Eu posso colocar balões de ajuda em outras páginas, na medida em que os tutoriais vão sendo desenvolvidos. Acho esse modelo de parceria bem interessante, pois me libera tempo pra desenvolver o sistema enquanto a comunidade documenta.

#5

Me empolguei e criei uma página sobre a ferramenta de Mapa Mental. O Corais tem várias funcionalidades escondidas que podem ser mais exploradas dessa forma. Vejam por exemplo, como puxar elementos do projeto para dentro do mapa automaticamente (lista de membros, tarefas, etc). Usei como exemplo um mapa bem interessante que o @Isaac fez para organizar quem faz o que num projeto.

#6

Massa Fred, saquei lá o link na ajuda, acho muito útil pra quem utiliza as ferramentas. Hoje vou dar mais um gás lá na árvore do conhecimento.

#7

Grande ideia! Gostei muito da ideia do Lunna e a solução do Fred de integrar com a Ajuda do Corais :D criei 2 dicas lá, baseadas no que eu estava discutindo nesta outra discussão:

#8

Gostei muito das duas seções. Ficou massa @gonzatto. Só senti falta, na seção do painel, do como fazer. Acredito que a grande maioria dos usuários não sabe como fazer para colocar a imagem em destaque ou o vídeo, enfim o layout todo do painel. Aí sugiro um complemento desta seção com algo do tipo "para anexar imagem aperta em tal botão, salva em tal", etc, saca? O tronco de ajuda do Corais está fortificando!

#9

Curti o Painel. Concordo com o Lunna, precisa ter uma parte "como fazer" também. Por isso que é legal usar a Árvore do Conhecimento, já que qualquer um pode editar e complementar o conhecimento.

O Estimulando os pitacos achei bem interessante, mas com o tempo talvez possamos ter uma seção específica na árvore para esses princípios mais gerais de colaboração.

#10

Navegação por taxinomia saindo do forno. Amanhã faço algo sobre vincular tarefas a etapas e etapas a etapas.

#11

Essa discussão está muito interessante. Acompanhando aqui meio calado por falta de tempo mesmo...

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.