Pular navegação

Planejameno Oficinas / Cobertura Colaborativa

Ajuda

Planejameno Oficinas / Cobertura Colaborativa

A metodologia da Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas (PCCs) será implantada durante o IX Encontro Nacional das Culturas Populares e Tradicionais. O objetivo é utilizar a metodologia das PCCs para realizar oficinas aos participantes do encontro visando apoiar no registro de comunicação audiovisual, e nas atividades do encontro, além de inovar proporcionando um processo colaborativo de formação multimídia e comunicação digital. 

 
A Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE é norteada pela metodologia das PCCs, e será responsável pela formação e cobertura no IX Encotro das Culturas Populares e Tradicionais. Ofertando oficinas nas áreas Gestão Colaborativa, Captação e Edição de Vídeo, Gravação e Mixagem de Áudio, Fotografia e Tratamento de Imagens. Serão ofertadas 40 vagas, com 10 vagas para cada módulo.
 
A produtora realiza formações em tecnologias livres e gestão de empreendimentos criativos locais; organiza eventos e festivais artísticos, além de prestar serviços de produção, comunicação e distribuição de produtos culturais. A economia solidária, a cultura popular e o software livre são os princípios orientadores de sua prática. 
 
 As oficinas são direcionados ao público em geral, proporcionando a todos a possibilidade de um olhar diferenciado em relação ao registro multimídia, à preservação da memória cultural e ao uso de novas ferramentas e dos softwares livres. Capacitando, dessa forma, as pessoas para empreender nos setores criativos ligados à produção cultural, sensibilizando-as a utilizar os princípios da economia solidária e criativa nestas iniciativas. O objetivo das oficinas é formar comunicadores como habilidades para atuarem sem seu terrtório e realizar uma cobertura colabotiva do IX Encontro.
  • Conteúdo Programático
 
FILMAGEM, EDIÇÃO E FINALIZAÇÃO DE VÍDEOS
 
Facilitador: Eduardo Lima
 
Conteúdo: Conceitos e técnicas de filmagem, captura, técnicas de cortes, dicas de edição de vídeo e criação de aberturas, legendas, vinhetas e créditos audiovisuais com softwares livres. Dicas para 
 
superar algumas limitações e realizar produtos de qualidade; 
 
* Softwares utilizados: Corais; iteia; Kdenlive.
 
Facilitador
 
 
• GRAVAÇÃO E MIXAGEM DE ÁUDIOS
 
Facilitador: Leo Guedes
 
Conteúdo: Conceitos teóricos sobre áudio e captação de som. Gravação de áudio com software livre; Mixagem e ajustes em frequências sonoras, aplicação efeitos; edição de áudio multipista; 
 
gravação de show ao vivo; dicas para edição e publicação de shows ao vivo na internet; 
 
* Softwares utilizados: Corais; iteia; Ardour; Audacity; Hydrogen
 
Facilitador:
 
• FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGENS
 
Facilitador: Sandro Barros
 
Conteúdo: Conceitos sobre imagem e fotografia com celular; Fotografia digital; Técnicas de registro fotográfico;  edição e tratamento de imagens; Filtros e efeitos; 
 
* Softwares Utilizados: Corais; iteia; GIMP
 
 
• GESTÃO COLABORATIVA E ECONOMIA SOLIDÁRIA
 
Facilitador: Pedro Jatobá
 
O módulo consiste em aprofundar com os participantes conhecimentos de autogestão e administração coletiva, trabalho colaborativo e economia solidária. Para isso os participantes vivenciarão problemas reais relacionados a estas questões e receberá informações conceituais e exemplos sobre como solucionar estas vivências.
 
Facilitador:
 
* Softwares utilizados: Corais
 
 
Carga - Horária: 
06 horas / cada módulo
 
 
Locais de realização das Oficinas:
 
**Telecentro - a ser definido**
 
Número de vagas por turma
 
Turmas de 10 Vagas / Módulo
 
Dinâmica
23/11 - Aulão apresentação dos Facilitadores, da Tecnologia Social das PCCs, Cronograma das atividades formativas e Dinâmica
 
24/11 - Manhã
Sala Telecentro - Captação e Edição de Vídeo
 
Sala 02 - Gestão Colaborativa
 
24/11 - Tarde 
Sala Telecentro - Gravação e MIxagem de Áudio
 
Sala 02 - Fotografia 
 
 
25/11 - Manhã
Sala Telecentro - Captação e Edição de Vídeo
 
Sala 02 - Gestão Colaborativa
 
25/11 - Sala Telecentro - Gravação e MIxagem de Áudio
 
Sala 02 - Fotografia 
 
Necessidades:
 
01 Telecentro com 10 computadores, internet e Datashow
01 Sala com cadeiras e internet 
02 Caixas Amplificadas
Água disponível
Café
Copos Descartáveis
Pilot
Certificação para os PARTICIPANTES e FACILITADORES
 
 
Metodologia do curso:
 
As atividades formativas da Colabor [at] ativa [dot] PE são orientadas pela pedagogia de projetos, onde a produção de ações comunitárias funciona como ambiente de um laboratório vivo de aprendizagem colaborativa. O curso integra produção multimídia à gestão social de ações, organizado em encontros presenciais e a distância. Nesta proposta está previsto a doação de um telecentro com 10 PC’s através de uma parceira com o CRC – Marista., que será instalado em Serra Talhada para realização da formação em cultura digital e após evento o telecentro ficará de legado para a Fundação Cabras de Lampião.
 
Nesse processo pedagógico, as turmas de produção multimídia realizarão conjuntamente a cobertura colaborativa durante IX Encontro Nacional das Culturas Populares e Tradicionais, desenvolvendo ações práticas de divulgação, registro e transmissão ao vivo que complementarão a fundamentação teórica do curso.
 
 
Cobertura Colaborativa do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais
 
Conceitos:  Comunicação afirmativa, inclusiva, colaborativa e sustentável.
 
Princípios:
 
  • Promover o protagonismo, a alteridade e a articulação entre os agentes de comunicação por meio da cobertura colaborativa;
  • Envolver profissionais, especialistas e as experiências de comunicação que priorize o uso de software, redes sociais e plataformas livres e portais colaborativos.
  • Fortalecer a comunicação dos pontos de culturas, coletivos culturais, rádios e TVs comunitárias;
  • Atuar com a diversidade de mídias – rádio, internet, fotografia, audiovisual e outras possibilidades;
  • Ser inclusiva e proporcionar acessibilidade;
  • Desenvolver produtos para circular as iniciativas e experiências da Rede dos Pontos
 
Fluxo de Comunicação
 
9º Encontro de Culturas Populares e Tradicionais. Criamos o Canal (www.iteia.org.br/rede-das-culturas-populares-e-tradicionais) e o Sub Canal ( www.iteia.org.br/ix-encontro-nacional-das-culturas-populares-e-tradicionais) do encontro no portal www.iteia.org.br. Assim ja está criado o repositório multimidia, onde poderemos adicionar conteúdos de (texto, vídeo, áudio, fotografia, notícias e eventos) no mesmo local.
 
1º - Publicar no repositório www.iteia.org.br dentro do Canal da Rede e Sub Canal do IX Encontro
 
2º - Integração Via RSS no site do Encontro http://www.culturaspopulares.com.br/
 
3º - Com o link gerado publicar na página do Encontro no Facebook 
 
4º - Replicar nas páginas e grupos do facebook, blogs, etc dos colerivos envolvidos no trabalho.
 
Licença dos Conteúdos
 
A licença padrão utilizada na cobertura será o CopyLeft e Creative Commos, saiba mais (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/assim). Assim garantiremos, que todos conhecimentos produzidos fiquem livres e disponíveis para todo o público, assim como fizemos na Teia Nacional da Diversidade http://www.iteia.org.br/teiadadiversidade
 
 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.