Pular navegação

Sondas Culturais (Cultural Probes)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Sondas Culturais (Cultural Probes)
Sondas Culturais (Cultural Probes)
Envia-se objetos sugestivos para o usuário registrar seus pensamentos, sentimentos e hábitos durante um determinado período, normalmente uma semana. Ao retornar, as sondas trazem elementos da cultura do usuário expressos através de desenhos, fotos, poesia e o que mais for pedido a ele.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Sondas Culturais (Cultural Probes)

Usuários são convidados a registrar seu cotidiano com ferramentas de pesquisa fornecidas por pesquisadores, tais como:

  • diários de papel
  • blogs e fotologs
  • máquinas fotográficas
  • filmadoras
  • gravadores
  • postits

A proposta é promover a participação do usuário na pesquisa de tal forma que se torne sujeito e não o objeto da pesquisa, fazendo recortes e ressaltando o que lhe interessa.

Apesar do usuário ter bastante liberdade para registrar o que quiser, é recomendável que o pesquisador sinalize o que interessa, até para não gastar desnecessariamente o tempo do usuário. Uma sondagem cultural pode descobrir:

  • quais são os objetos importantes para as pessoas
  • como as pessoas se relacionam na intimidade
  • problemas que as pessoas encontram no dia-a-dia e que já se acostumaram
  • gambiarras e hacks

Na interpretação, é preciso compreender como o usuário aceitou a proposta de pesquisa. Algumas pessoas simplesmente tiram fotos da família fazendo poses e registram opiniões extremamente positivas ou negativas acerca de produtos, enquanto outras pegam o espírito de estranhamento típico de antropólogos. Para esclarecer o recorte, é necessário fazer uma entrevista profunda após o período de sondagem.

Uma sondagem cultural pode durar de 2 dias a 2 meses, dependendo da abrangência e profundidade que se deseje. Frequentemente, os participantes ganham de presente os aparelhos utilizados para registrar os dados de pesquisa.

Se forem usados blogs e fotologs, as entrevistas podem ser feitas sob demanda, no momento em que surgem os registros. Esse tipo de observação é mais invasiva e pode deixar os participantes constrangidos ou sob pressão.

Caderno de sensibilização

Exemplos de projetos

O projeto Alfabetização Digital dos alunos do Instituto Faber-Ludens utilizou sondas culturais para compreender as dificuldades do processo de alfabetização do ponto de vista do professor, do aluno e dos pais. Veja no vídeo abaixo a explicação de uma das sondas.

Do not disturb é um projeto que investiga a solidão em grandes cidades. O designer mandou uma caixa com perguntas sobre os momentos, lugares em que as pessoas se sentiam incomodadas nas cidades e quais partes do corpo eram afetadas.

Lamp Concept foi desenvolvida para pessoas que acreditam que lâmpadas podem ser afetivas no lar. A sonda incluiu um saco para colocar lâmpadas, um mapa da posição das lâmpadas na planta da casa, um envelope para fotos.

Simon Kwok usou as sondas para investigar o contexto em que eram usados os Blackberries da RIM e, a partir disso, montar Personas.

Algumas sondas foram usadas para compreender as meninas chinesas antes de abrir uma loja da Barbie em Shangai.

Com o mesmo objetivo, foram elaboradas outras sondas, incluindo cartões postais que deviam receber adesivos de smileys e bonecas de papel para serem vestidas pelas meninas.

Louise Klinker usou sondas de uma forma mais divertida. Deu aos participantes de filas, algumas sondas espirituosas. Um saco para assoprar o "ar" da fila, escrevendo atrás seu conteúdo.

Nos resultados, é interessante como conseguiu capturar os sentimentos das pessoas de forma tão atrativa.

Planejamento das sondas

A criação de sonda cultural propõe o desenvolvimento de métodos que possibilitem pesquisar de forma lúdica e entender a realidade subjetiva do usuário, permitindo assim ter mais conteúdo e embasamento para propor novas soluções. Se ela não for bem planejada, entretanto, pode não trazer resultados inspiradores. 

A sonda usada no projeto Comuna usou os seguintes itens para planejar a sonda antes de enviá-la:

A) Descrição do método

B) O que compõe o kit (sonda)

C) Tempo para a realização da sonda

D) Público a que se destina

E) Orientação de aplicação

F) Resultados esperados da sonda

G) Entrevista com o pesquisado pós-sonda (abordagem, tipo de dinâmica, questões a serem feitas)

H) Possíveis conclusões da entrevista (Checagem de dados)

I) Resultados esperados da pesquisa

Referências bibliográficas

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos