Pular navegação

Pescando Funcionalidades (Fishing Features)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Pescando Funcionalidades (Fishing Features)

Definição

Fishing Features é um método de design participativo no qual oficinas são organizadas com o objetivo de definir funcionalidades essenciais de um projeto.

Resumo

Esse método de oficina participativa, é apropriado para definir e discutir funcionalidades relevantes de um sistema, através de um tema pré concebido. Também ajuda a priorizar qual funcionalidade desenvolver.

Essa oficina pode ser usada como um primeiro passo no processo de desenvolvimento ágil, onde o cliente e os profissionais envolvidos, podem participar e gerar idéias.

Depois de selecionadas as prioridades, cada integrante da equipe, define qual funcionalidade quer desenvolver, ficando também com as vertentes parecidas.

Tempo estimado

O tempo depende de quantos temas relevantes terão. É aconselhável que cada sessão não tenha mais que 4 temas. Um tempo estimado de 20 minutos para idéias sobre o tema e mais 35 minutos para junção de temas relevantes e discussão.

Materiais Necessários:

  • Cartolina,
  • Post-its,
  • Canetinha / caneta / lápis

Passo a passo

Pré- requisitos: Temas para discussão deverão estar escritos em cartolinas, cada um separado e multiplicados pelo número de grupos.




1. Introdução:

O facilitador apresenta os temas e separa os participantes em grupos de números iguais. Até quatro grupos. (5 minutos)

2. Geração de Idéias:

O facilitador entrega um tema para cada grupo. Explica que deve-se gerar idéias com desenhos ou escrita nos post-its e colar nas cartolinas. (5 minutos)

3. Troca de Temas:

O facilitador retira as cartolinas que já foram utilizadas pelos grupos e as guarda separadamente. Em seguida troca o tema de cada grupo para a geração de novas idéias.

4. Ordem de importância:

Os participantes nessa etapa ficam juntos, e é disponibilizadoa eles as cartolinas com as idéias(um tema de cada vez), para agrupar as idéias parecidas ou iguais. (5 minutos ou mais se houver discordância de idéias)

5. Seleção de Prioridades:

Depois de agrupadas as idéias, é definida a ordem de importância ou relevância.



Ex.: Se uma idéia foi citada mais de 3 vezes é bastante importante para o projeto, as que foram citadas 2 ou 3 vezes pouco importante e as que só apareceram 1 vez ficam a critério do grupo definir se serão aplicadas no projeto. (30 minutos)

Método sendo aplicado, para gerar idéias de dois temas relevantes para um editor de texto para alfabetização:

Resultados

O resultado do método são telas que permitem visualizar rapidamente o que é mais importante no sistema.

Idéias para ícones Idéias para assistente virtual

Créditos

Esse método desenvolvido é uma adaptação do Método de Design Game.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos