Mágico de Oz (Wizard of Oz)
Técnica utilizada em testes de produtos para economizar recursos de produção. Ao invés de esperar que o protótipo esteja funcional para realizar testes, um operador humano funciona como computador (o mágico de oz), processando os resultados e posicionando as telas para o usuário.O mágico de oz pode ser mostrado ou não ao usuário. Pode-se usar ferramentas como VNC para controlar o computador do usuário à distância.
O importante é não quebrar a ilusão de que se trata de um sistema funcional. A pessoa que funciona como mágico de oz deve treinar bastante para não se confundir com os comandos e respostas.
Um exemplo clássico de uso da técnica é o Mechanical Turk, uma máquina de jogar chadrez do século XVIII que chegou a enaganar famosos como Napoleão Bonaparte e outros. Dentro da caixa estava escondido um jogador de chadrez especialista e através de mecanismos especiais ele conseguia ler o jogo e mover as peças no tabuleiro.
Exemplos
O aplicativo Cooko utilizou essa técnica para validar suas sequências de comandos de voz.
O famoso projeto da Multitouch Barcelona brinca com a técnica de Mágico de Oz com um sistema que finge que existe um operador humano.
A interface de voz do jogo Robô sem Sentimentos foi prototipado usando a técnica Mágico de Oz usando Skype.
O protótipo de Os Tongos também usa a técnica.
Parecido com Os Tongos, o projeto ABC Sampler utilizou também a gravação de sons do computador.
Esse protótipo de jogo para a plataforma Eye Toy da Sony mostra no final como o protótipo é operado.
Exemplo de uso da técnica para prototipação de funções mecânicas.
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