História em Quadrinhos

Conceito

Histórias em quadrinhos (HQ), são narrativas que tem em sua composição linguagem imagética (Não-verbal) e textual (verbal). Essas duas linguagens se interrelacionam, de modo a completar o sentido uma da outra, criando a dinâmica única de uma HQ.

Essa ferramenta é marcada pela interatividade e alto nível de envolvimento, uma vez que o leitor precisa completar, e até mesmo supor ações, que por vezes não estão descristas nos quadros. 

Método para criação de HQs

Para criação de um quadrinho profissional é necessário se ter em mente o que vai ser tratado dentro da História, a moral ou o conteúdo que se quer passar, a isto é chamado Tema. Depois de escolhido o tema, é necessário pensar de que forma ele será tratado, como virá dentro da história, a isto é chamado Trama ou Plot.

Depois de definidos estes conceitos se parte para criação de fato, o primeiro passo é o roteiro. Assim como um filme, HQs também são construídas a partir de um script. Existem duas maneiras conhecidas de fazê-lo: O full-script, ou roteiro completo, onde são descritos todos os detalhes da história, quadro a quadro, balão a balão; Outra forma é o Marvel Way, (chamado no Brasil de Argumento), criado pelo famoso roteirista de quadrinhos e fundador da editora Marvel, Stan Lee. Nesse método a história é desenvolvida a partir de um texto descritivo corrido, sem falas, onde se resume a História.

Após confeccionado o roteiro, se parte para a fase de Storyboard. Essa ferramenta consiste na criação de um rascunho da HQ por inteiro, onde se passa o que foi descrito no roteiro para os quadros, com um desenho simplificado. Sua função é perceber se o número de quadros por página é adequado, se os quadros estão devidamente posicionados na página, se não há muita informação na mesma, etc. Dessa forma, evita-se efetuar mudanças no momento em que se está finalizando os desenhos da HQ de fato.

Por último, e não menos importante, o processo de desenho e arte-finalização. Aqui é a etapa final de todo o processo, onde a HQ é produzida de fato. Cada quadro é desenhado detalhadamente, vetorizado e finalizado em softwares de edição e colorização, e/ou finalizados a mão (no caso de colorização em aquarela). Recomenda-se nessa etapa desenhar as páginas em A3 para uma maior superfície de desenho e detalhes.

História que descreve o contexto de uso e atividades de um produto, sem necessariamente mostrar o seu funcionamento. 

Exemplos

Projeto Joãozinho e Anita, pelos alunos do Instituto Faber-Ludens.

hq_ipad_anita-e-joaozinho-rumo-aos-descobrimentos-das-novas-tecnologias.jpg