Pular navegação

História Oral

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
História Oral
História Oral
Uma pessoa é convidada a contar histórias de suas vivências passadas, sob seu ponto de vista. As sessões duram horas e adquirem um alto grau de profundidade emocional.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

História Oral

História Oral é uma forma de coletar relatos sobre vivências passadas e presentes de pessoas numa determinada comunidade. Ao invés de entrevistar várias pessoas superficialmente, a história oral entrevista em profundidade pessoas relevantes na comunidade. 

A História Oral não é um interrogatório. É o sujeito que deve falar. O pesquisador não é um entrevistador de televisão, ele é um interlocutor, alguém que ouve e, eventualmente, responde para manter a conversa viva. O pesquisador pode guiar a conversa para temas de seu interesse, mas é importante que o interesse do pesquisado sejam também atendidos. 

Exemplos de História Oral

Palestra sobre História Oral

A palestra de Nuncia Constantino discute as origens da História Oral e suas características metodológicas. A partir de 16 min, ela relata um exemplo de aplicação do método.

Diálogos no Museu - Palestra História Oral from Ceudebronze on Vimeo.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos