Pular navegação

Heurísticas para a Avaliação de Portais Universitários

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Heurísticas para a Avaliação de Portais Universitários

Frederick van Amstel e Leandro Henrique de Sousa desenvolveram as heurísticas abaixo enquanto trabalhavam na análise do portal PUCPR, feita pelo Instituto Faber-Ludens. As heurísticas também são baseadas na experiência prévia de Van Amstel com os portais da UFPR e UTFPR.

1.Atender os interesses do público.

                

Alunos, jornalistas, professores, pesquisadores e técnicos possuem interesses em comum e interesses distintos. O portal deve atender, primeiramente, os interesses em comum e, se possível, os interesses específicos de cada público.

2.Reforçar os valores da Universidade.

O Portal deve estar alinhado com os valores que a Universidade cultiva, servindo não só para difundí-los, mas também para atualizá-los.

3.Encontrar informações sem conhecer a estrutura organizacional.

                

Mesmo         que o usuário desconheça quais são as fontes de informação da Universidade, ele deve ter acesso às informações geradas por estas fontes. Deve haver maneiras de encontrar informações por outros critérios além da estrutura organizacional.        

4.Consistência na navegação entre divisões organizacionais.

                

As Universidades costumam ter muitas subdivisões organizacionais e subsites para cada uma delas. A navegação entre estes subsites deve manter os padrões mínimos de identificação da         Universidade e das divisões superiores, de modo a permitir         imersão no conteúdo sem se perder na estrutura organizacional.        

5.Buscar por informações específicas.        

Ferramentas de busca são essenciais para Portais com grande quantidade de conteúdo, porém, esta deve estar devidamente projetada para exibir resultados relevantes e num formato claro.

6.Auxiliar o aluno potencial a escolher seu curso.        

O Portal Web é frequentemente o primeiro contato do aspirante a aluno da Universidade. Ele usa o Portal para comparar os cursos que a Universidade oferece, bem como para compará-los com cursos que outras Universidades oferecem. O Portal pode contribuir também para a orientação vocacional dos candidatos.

7. Explicar claramente como entrar na Universidade.

                

Os processos seletivos e seus critérios devem estar bem definidos. O apoio que a Universidade oferece para a manutenção dos aprovados pode estar associados à estas informações.        

8. Acesso à produção científica e inovações tecnológicas.

                

O Portal Web é uma forma econômica e eficiente para difundir a produção de conhecimento dentro da Universidade. Além de servir pesquisadores de outras instituições, o Portal pode apresentar conhecimentos num formato para leigos.

9. Reduzir a burocracia.

                

Certos procedimentos burocráticos em Universidades envolvem conhecimentos que somente as subdivisões responsávels dominam. Uma vez que o usuário tem um objetivo determinado, ele deve poder encontrar estas informações sem dificuldades. O Portal pode também oferecer serviços e atalhos para procedimentos de rotina.        

10. Serviços à comunidade.

                

O Portal deve apresentar os serviços oferecidos à comunidade interna e externa à Universidade de maneira clara, incluindo informações fundamentais sobre benefícios, local, requisitos para uso dos serviços e quaisquer outras informações         necessárias aos usuários dos serviços.         

11.Novos negócios, projetos e parcerias.

                

Novos negócios, projetos e parcerias devem ser estimuladas pelo portal. O portal deve ampliar as oportunidades de realização de novas parcerias, bem como, exibir as áreas de interesse da Universidade perante as organizações.

12.Comunidade Online.        

O portal deve apoiar a criação de comunidades online por meio da criação de uma estrutura adequada, bem como, integração com outras plataformas colaborativas externas.

13.Relevância das informações.        

Quanto         mais informação exibida, maior a dificuldade do usuário para distinguí-las e compreendê-las. As informações exibidas devem estar relacionadas com o contexto do usuário. nformações que não tem relação entre si, devem estar distantes ou ausentes.        

14.Responsabilidade pela informação.

Citar a fonte de cada informação publicada dá credibilidade ao Portal e permite aprofundamento, caso o usuário deseje entrar em contato com o órgão responsável. Além disso, gera uma cobrança saudável pela manutenção das informações atualizadas.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos