Pular navegação

Análise de Estatísticas de Navegação

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Análise de Estatísticas de Navegação
Análise de Estatísticas de Navegação
Enquanto o usuário usa o produto atual, um aplicativo armazena todas as ações do usuário sobre o produto. Esses dados podem ser usados para geração de estatísticas e interpretações baseadas no conhecimento sobre o contexto de uso e hábitos dos usuário. As estatísticas de uso podem revelar gargalos em fluxos, demandas não atendidas e conteúdos populares.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Análise de Estatísticas de Navegação

Os denominados Web-analytis, são técnicas analíticas de padrões de navegação de usuários em ambiente web, se dão a caráter de registros (logs) de toda a atividade do usuário dentro da página. A partir do armazenamento e gerenciamento destes dados podemos fazer uma análise da performance da página.

Como exemplo, existe a chamada Taxa de Convergência que consiste em um dado percentual que demonstra estatísticamente a quantidade de pessoas que entraram no site em relação a quantidade de usuários que finalizou uma compra ou acessaram determinadas informações sobre um produto ou serviço

Os registros e a classificação dos dados são feitos através de fornecedores de serviço, sejam eles pagos, ou gratuitos.

O serviço sempre trabalha com os mesmos dados, quantidade de visitantes, page views (número de páginas visualizadas), contagens de clicks, unique visitors (visitantes únicos) etc. Sendo assim a qualidade do serviço prestado pode ser avaliada através de outros quesitos como a velocidade na produção de relatórios assim como as atualizações nos dados, personalização das informações e entre outros.

A partir da análise dos dados, podemos gerar várias mudanças em diversos fatores que refletem sobre a experiência do usuário:

  • Interface: Padrões de cores consistentes, composição de elementos e clareza visual.
  • Usabilidade - utilização de checklists e simplificação de processos.
  • Arquitetura de informação - clareza nas informações, tipo de linguagem, titulação e rotulação de links, utilização de recursos de navegação.
  • Alinhamento com o plano de negócio – análise de receptividade, apontamento de pontos fortes e fracos, análise de indicativos de resultados.


Na maioria das vezes estas praticas são sugeridas com a finalidade na melhoraria da experiência de uso, através de mudanças na organização ou estruturação das informações. Isto pode ser determinante na representatividade da página, pois as modificações desencadeadas através da análise poderão tornar a página muito mais fácil de usar, refletindo em uma experiência muito mais agradável ao usuário.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos