Pular navegação

Curso EAD Economia Solidária

Ajuda

Curso EAD Economia Solidária

Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência
Apoio: União Europeia
Apresentação do Curso
Este curso foi montado a partir das experiências que diversas pessoas e coletivos têm na vivência de formas solidárias de fazer economia, falando sobre o que é economia solidária, qual a sua história, os seus princípios, os sujeitos coletivos que compõem a economia solidária, os seus instrumentos, redes, cadeias, finanças, comércio e produção, dicas para a constituição e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, sua relação com a educação popular e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária.

Os conteúdos do curso estão organizados em vídeo-aulas e pequenos textos, produzidos por educadores/as com experiência, e depoimentos de pessoas que vivenciam a economia solidária e mostram como ela tem mudado vidas, comunidades e realizado pequenas, mas significativas, transformações sociais.

Em cada módulo do curso há pausas pedagógicas para a reflexão. Nessas pausas você será convidada/o a participar de momentos de debate virtual nos fóruns da nossa sala de aula virtual com as/os demais colegas da turma, e para cada módulo haverá também atividades individuais de produção textual que nos orientará sobre como acompanhar cada educanda/o de forma mais personalizada ao longo do curso.

Além dos fóruns para debate dos temas apresentados, há também um fórum virtual exclusivo para o compartilhamento das dúvidas e sugestões com as/os colegas e com a/o tutora/o.

Curso na modalidade Educação a Distância - On-line
Período do curso: 28 de abril até 30 de julho de 2019
Modalidade EaD - carga horária de 60 horas (em 9 semanas), com média de 6 horas de estudo/atividade por semana.
Prazo de inscrição: até 12/04/2019
Divulgação do resultado até dia 03/05/2019
Email para contato: formacao [at] abong [dot] org [dot] br e helenabinsely [at] gmail [dot] com

Objetivo do curso: Proporcionar reflexões sobre as práticas de economia solidária e sua capacidade de resistência democrática num momento de desmantelamento de direitos e políticas construídas ao longo dos últimos anos. Fortalecer laços entre sujeitos de diferentes regiões do país que buscam formas alternativas e solidárias de fazer economia.

Conteúdo Programático:
Módulo 1 – Economia Solidária - Origens, Princípios e Sujeitos: História da economia solidária desde as suas origens até a sua constituição mais recente aqui no Brasil; princípios que orientam essas práticas e sujeitos coletivos que as mobilizam.

Módulo 2 – Educação Popular e Economia Solidária: Conceitos básicos da educação popular, sua história que se entrelaça com a história da economia solidária; princípios da educação popular e dicas metodológicas voltadas ao fortalecimento de coletivos.

Módulo 3 – Conceitos Básicos da Economia Solidária: Conceitos básicos da economia solidária, sua relação com a territorialidade, a força da articulação em redes e cadeias, as potencialidades das finanças solidárias e da comercialização através do comércio justo solidário e do consumo consciente.

Módulo 4 – Como Organizar um Coletivo de Economia Solidária: Com dicas práticas, um passo a passo de como conduzir as discussões num grupo que está se constituindo ou quer se fortalecer; dicas de como formalizar um coletivo solidário e de como mobilizar recursos para o seu fortalecimento.

Módulo 5 – Economia Solidária como Resistência ao Capitalismo: A radicalidade da economia solidária na contraposição ao modo capitalista e os principais dilemas que a sociedade capitalista vem reproduzindo há séculos e que devem ser superados através das práticas da economia solidária: os cuidados com o meio ambiente, a construção de novas relações de gênero, etnia e de trabalho que superem as relações hierárquicas de mando e obediência.

Módulo 6 – Economia Solidária e Políticas Públicas: Breve histórico e estratégias das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária; leis criadas para fortalecer a economia solidária e os canais que os movimentos populares podem acessar para incidir na formulação de políticas e na definição dos orçamentos públicos.

Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso
Essa ficha tem a função de mostrar um retrato inicial da instituição/empreendimento em que você atua e nos trazer informações sobre a sua visão a respeito do tema que será tratado na formação. Como você está representando uma instituição/empreendimento, te convidamos a preencher as questões em diálogo com as pessoas que compõem o seu coletivo.

É importante lembrar que essa ficha de inscrição também é um Termo de Compromisso. Seu preenchimento significa a confirmação do interesse e disponibilidade em participar de todas as atividades do curso. Consideraremos as informações aqui preenchidas para o processo de seleção dos/as participantes.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.