Pular navegação

Projeto Horta Pet Suspensa com Pallet

Ajuda

Projeto Horta Pet Suspensa com Pallet

Atividade Plantas

CUIDE DE SEU JARDIM

"Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça! (Fênix Faustine)

"Sei que é nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora. " Rubem Alves

"Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria." Rubem Alves

4º Motivo da rosa

Não te aflijas com a pétala que voa:

também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verá, só de cinzas franzida,

mortas, intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos

ao longe, o vento vai falando de mim.

E por perder-me é que vão me lembrando,

por desfolhar-me é que não tenho fim.

(Cecília Meireles)

1 - Apresentação do problema

Para iniciar a atividade, o professor deverá distribuir sementes e lançar a pergunta:

Quais as condições necessárias para uma semente germinar?

Material:

- Garrafas Pet, Sementes, Lápis e papel.

Para esta atividade foram construídas uma armação de pallet com opções de um sistema de irrigação por decantação e outro com irrigação manual.

A ideia e mostrar como pode ser construído um sistema de irrigação que possibilite ao aluno manter a horta irrigada por um período maior, bem como medir o consumo de água necessário para a produção, pois o sistema e fechado e possibilita inclusive o reaproveitamento da água.

2 - Levantamento de hipóteses.

Pode ser simplificado o sistema de irrigação, quais os períodos necessários para irrigação, o que e preciso pra que o sistema funcione?

Será efetuado uma rega em um Vaso Pet Externo para mostrar como o sistema funciona.

Observará quanto tempo leva a água pra retornar, será feito um paralelo com o ciclo da água.

3 - Experimentação

4 - Discussão Objetiva.

O debate sobre as descobertas dos grupos deve ser orientado para a produção de um desenho individual estruturado e legendado. Neste desenho pode-se mencionar o ciclo da água, condições do solo para germinar.

O desenho pode ser feito pelo professor no quadro.

5 - Registro

Ao final as crianças devem produzir um texto relatando tudo o que foi realizado e aprendido durante esta atividade.

Em Anexo segue fotos do sistema de irrigação e do jardins suspenso. Aproveitando-se do tema sera plantado um jardim de pneus.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.